Skip to main content
pesquisar

O mercado imobiliário está a atravessar uma fase de grande crescimento, chegando a provocar problemas a muitas famílias. Neste contexto, é provável que se sinta tentado a vender a sua casa para comprar uma casa maior. Talvez adaptar a casa aos novos desafios pós-pandemia. Neste artigo falamos-lhe de alternativas para financiar a troca de casa.

Analise a sua vida financeira

Antes de trocar de casa deverá começar por fazer uma análise à sua vida financeira. Perceber qual o espaço que tem no orçamento para a nova prestação, analisar os capitais próprios disponíveis para financiar os impostos, a entrada e os custos dos processos, entre muitas outras variáveis. Ocupe algum tempo nesta análise para garantir que toma a melhor decisão. Pode acontecer inclusivamente que não precise de vender a sua casa atual, colocando a casa a arrendar e com isso obter um rendimento extra.

Como financiar a nova aquisição?

Se optou por trocar de casa tem alguns desafios pela frente:

1 – Venda da casa atual, processo que demora algum tempo e que poderá trazer consigo alguns perigos, nomeadamente a precipitação na venda e consequente redução do preço;

2 – Escolher a melhor solução de financiamento da nova compra.

A troca de casa pode ter uma grande vantagem, na medida em que com a venda terá já os capitais para dar de entrada (não se esqueça que os bancos já não financiam a aquisição a 100%). Assim, tem também uma boa posição negocial junto do banco, uma vez que tem uma melhor relação entre o valor do empréstimo e a garantia. Mais uma vez, precisará de vender a casa antes da compra da sua nova habitação

E se puder não vender a sua casa atual?

Para facilitar todo o processo e para que possa vender a sua casa com total tranquilidade existem produtos de troca de casa junto de algumas instituições financeiras. Estas soluções têm algumas características:

  1. São dados dois imóveis como garantia o que acaba por beneficiar a relação entre o empréstimo e a garantia, podendo inclusivamente ver financiada a totalidade do capital que necessita para a nova casa;
  2. Durante alguns anos poderá ter uma carência de pagamento de capital no crédito da casa que irá vender. Deste modo, a sua taxa de esforço não é tão afetada com a existência de dois créditos habitação.
  3. Esta solução permite-lhe ainda avaliar a vantagem de ter a sua primeira casa arrendada;
  4. Existindo duas hipotecas, contudo, terá de suportar custos acrescidos.

Os produtos de troca de casa podem ser produtos financeiros interessantes para a transição. Não são os melhores produtos para o longo prazo, mas permitem-lhe fazer a troca de casa com tranquilidade. Neste período, poderá pagar um juro superior mas após a venda poderá voltar a negociar as condições do crédito, negociando o spread e os seguros associados, nomeadamente o seguro de vida crédito.

Como trocar de casa sem tratar de burocracias?

Para avançar com o financiamento para a troca da sua casa não precisa de tratar de muitas burocracias. Bastará preencher o formulário de crédito habitação e esclarecer todas as suas dúvidas. Acompanhamo-lo ao longo de todo o processo e sem qualquer custo para si!

Crédito Habitação

Spread 0%?
É possível.

Consiga a melhor solução
para o seu Crédito Habitação.

Simule o seu Crédito Habitação

save-add

AQUISIÇÃO

card-coin

TRANSFERÊNCIA

building-4

HIPOTECA

designtools

CONSTRUÇÃO

telefone
calculadora