Skip to main content
pesquisar

Com o aumento das taxas de juros ainda vale a pena investir no imobiliário? A resposta não é direta, ou seja, para sermos rigorosos, diríamos que depende do seu caso concreto.

De facto, investir no imobiliário é uma das formas que tem de rentabilizar as suas poupanças. Mas se vale ou não a pena investir no imobiliário, depende das poupanças que tiver, da possibilidade de necessitar de dispor rapidamente do dinheiro que aplicou, e se para comprar o imóvel necessita (ou não) de crédito bancário.

Mas vamos por partes.

Porque deve investir no imobiliário

Investir no imobiliário pode ser uma boa opção se tiver dinheiro disponível para aquisição de um imóvel e se o quiser rentabilizar, quer no curto prazo pelo arrendamento, quer no médio ou longo prazo pela sua venda. E claro, obter uma remuneração superior às oferecidas pelos produtos tradicionais de poupança.

O investimento é seguro

Podemos dizer que o investimento no imobiliário é na sua generalidade um investimento seguro. De facto, com a valorização constante das casas, se tiver feito bem as contas e o imóvel estiver numa zona onde a procura é alta, ao comprar hoje para vender mais tarde, não vai perder dinheiro.

Mas claro tem de fazer contas, já que na compra e na venda vai pagar impostos. Ou seja, na compra vai pagar IMT, e na venda, como o imóvel não se destina a habitação própria e permanente vai pagar mais-valias sobre o valor de venda. E claro que ainda existem outros custos a ter em conta, como o custo da escritura, registo e IMI.

A rentabilidade final é mais alta do que a dos restantes produtos financeiros de poupança

Apesar das taxa de juro dos depósitos terem apresentado algum subida, o facto é que continuam inferiores à taxa de inflação. Por isso, se o imóvel que comprou se valorizar então a rentabilidade que pode obter na sua venda é seguramente maior.

Pode ter uma rentabilidade mensal

Se comprar um imóvel para arrendar irá ter uma rentabilidade mensal. Claro que sobre a renda vai pagar IRS, mas com o novo Pacote Mais habitação a taxa de IRS sobre as rendas baixou. Assim, pode ter mais uma fonte de rendimento adicional.

O que deve ter em conta antes de investir no imobiliário

Pelo que já dissemos antes de investir no imobiliário tenha em conta o seguinte:

Custos de aquisição, manutenção e venda

Tenha em conta estes custos já que irão traduzir-se no ganho potencial do seu investimento. E não se esqueça do seguro de incêndio que é obrigatório.

Local do imóvel

Claro que ao comprar numa zona com perspetivas de valorização, o ganho será maior.

Estado do imóvel

Se o imóvel necessitar de obras para o poder vender ou arrendar considere esse valor nas suas contas quando decidir se vale ou não a pena investir no imobiliário. E se imóvel estiver se localizar numa área de reabilitação urbana, até pode ter benefícios fiscais significativos, que pode ficar a conhecer no nosso artigo “Conhece as vantagens das Áreas de Reabilitação Urbana?”

Necessidade de recorrer a crédito habitação

Se para comprar o imóvel tiver de recorrer a crédito habitação, considere este valor nas suas contas. Quanto maior for o valor das suas poupanças que quer aplicar na compra do imóvel, menor será o peso do crédito.

Querer fazer um investimento de longo prazo

Investir no imobiliário é seguramente um investimento de longo prazo, já que se precisar do valor investido de um dia para o outro, será difícil de o conseguir.

Em conclusão

A resposta de se vale a pena investir no imobiliário depende da sua situação financeira e dos objetivos de rentabilização que definir para as suas poupanças. Fale connosco, estamos aqui para o ajudar.

Crédito Habitação

Spread 0%?
É possível.

Consiga a melhor solução
para o seu Crédito Habitação.

Simule o seu Crédito Habitação

save-add

AQUISIÇÃO

card-coin

TRANSFERÊNCIA

building-4

HIPOTECA

designtools

CONSTRUÇÃO

telefone
calculadora