O verão é tempo de descanso e de algumas extravagâncias, por isso, ao poupar água e energia nesta altura, reduz os seus gastos mensais e fica com mais dinheiro para gastar nas suas merecidas férias.
E é fácil, bastam 12 gestos simples para que o consiga fazer.
1 Regue as plantas nas horas de menor calor
Se tem plantas (ou mesmo um jardim) regue-as de manhã cedo ou ao final do dia. São horas de menos calor e por isso a perda de água por evaporação é também menor. E a conta da água fica mais pequena.
2 Tome duche de água morna ou fria
Aqui tem uma poupança dupla. Ao tomar duche em vez de tomar banho de banheira reduz o consumo de água, e se fechar a água enquanto se ensaboa a poupança é ainda maior. Por outro lado, ao reduzir a temperatura da água poupa energia.
3 Atenção às torneiras a pingar
“Grão a grão enche a galinha o papo”, é um ditado popular que aqui se aplica ao contrário. Gota a gota o consumo de água aumenta. Por isso feche bem as torneiras. A sua carteira agradece.
4 Ligue as máquinas apenas quando estiverem cheias
Parece óbvio, mas por vezes não é. Ligue apenas as máquinas da roupa e loiça quando estiverem cheias. E se tiver contador bi-horário ligue-as nas horas de vazio. E a redução na conta da eletricidade é significativa.
5 Seque a roupa ao sol e ao vento
Não seque a roupa na máquina de secar. Nos meses de verão o sol e o vento são nossos aliados, já que são uma ótima máquina de secar gratuita.
6 Não coloque alimentos quentes no frigorífico
O frigorifico é o eletrodoméstico que gasta mais energia, por isso tudo o que fizer para reduzir o seu consumo é benéfico na conta que tem para pagar ao final do mês. Não abrir muitas vezes a porta e não colocar dentro alimentos quentes são dois comportamentos a adotar.
De facto, ao colocar alimentos quentes no frigorifico, este vai trabalhar mais para os arrefecer. Por isso, guarde-os só quando estiverem à temperatura ambiente.
7 Opte por comidas frias
Saladas e pratos frios sabem bem nesta altura do ano, e ao usar menos o fogão e o forno reduz o consumo de energia.
8 Não use o micro-ondas para descongelar
Com o tempo quente descongelar alimentos de forma natural é rápido. Poupa a energia que ia gastar se usasse o micro-ondas para o fazer.
9 Não use a sanita como caixote do lixo
Lenços de papel usados são muitas vezes deitados na sanita, seguidos de uma descarga de água que pode ser evitada. Deite-os no caixote do lixo.
10 Ventile a casa
Os aparelhos de ar condicionado gastam muita energia. A ventilação natural pode ser uma solução para baixar a temperatura dentro de casa. Abra janelas nos extremos da casa, criando uma passagem de ar que refresca a sua casa sem gastar energia.
11 Aproveite a luz natural
No verão os dias são longos. Aproveite a luz natural, abra as cortinas e deixe a luz entrar em vez de recorrer a iluminação artificial.
12 Se vai de ferias não deixe aparelhos em stand-by
Desligue todos os aparelhos elétricos que puder. Não deixe nenhum em stand-by, já que vão continuar a gastar energia. Se puder limpe o frigorifico e deixe-o desligado. Com estes dois gestos faz uma poupança de eletricidade que pode chegar aos 30%.
Em conclusão
Poupar água e energia no verão é possível. Basta ter atenção em alguns detalhes. E tenha um verão descansado.