A 11 de junho, começou a ser emitido um novo cartão de cidadão. Para além de um novo aspeto, incorpora novas funcionalidades (e estão previstas mais) para facilitar a vida dos portugueses.
O que inclui hoje o cartão de cidadão?
O cartão de cidadão veio substituir o antigo Bilhete de Identidade, englobando informações que estavam dispersas por vários outros documentos, que por isso deixaram de existir. Inclui os seus números de:
- identificação civil
- identificação fiscal (NIF)
- utente do Serviço Nacional de Saúde
- da Segurança Social (NISS)
Para além disso, como para votar apenas precisa de apresentar o cartão de cidadão, substitui também o antigo cartão de eleitor.
Mas o cartão de cidadão, para além dos números referidos inclui também o seu nome completo e filiação, altura, data de nascimento e data de validade.
Todos estes dados estão “escritos” no chip que se encontra na frente do cartão, do lado oposto à sua fotografia e são lidos automaticamente nos leitores de cartões.
O que muda no novo cartão de cidadão?
1 Tem uma nova imagem
A fotografia é maior e passa para o lado esquerdo do cartão, onde estava o chip, que por seu lado passa para o verso do cartão. O fundo também muda, sendo agora de motivos da calçada portuguesa, elemento claramente identificativo da identidade portuguesa.
2 É contactless
O novo cartão passa a ser contactless, ou seja, deixa de ser preciso inserir o cartão num leitor de cartões para serem lidas as informações que contém, e possibilitando novas funcionalidades futuras.
3 É mais seguro
Incorpora novas tecnologias que o tornam mais seguro indo ao encontro das normas emitidas para o controlo e segurança de fronteiras. Para além disso o fundo é anti cópia o que o torna, em principio, menos suscetível de ser falsificado.
Que novas funcionalidades estão previstas para o futuro?
Com introdução da tecnologia contactless no futuro o cartão de cidadão, no futuro, pode usá-lo como bilhete de transporte ou mesmo para associar bilhetes para eventos, por exemplo. E estas funcionalidades vão estar também disponíveis nos cartões de menores.
Não precisa de fazer novo cartão de cidadão
Se o seu cartão de cidadão estiver válido não se preocupe. Não tem de fazer já um novo cartão. Na altura da sua renovação será substituído pelo novo modelo.
Não tem custos adicionais
O novo cartão não é mais caro que o a atual, e se for maior de idade, e não tiver de fazer nenhuma atualização de dados pode fazer a renovação do seu cartão online e receber o seu novo cartão de cidadão em casa.