Numa altura de grande aumento das taxas de juro, se tem vários empréstimos, vale a pena saber a importância para o seu orçamento de ter um crédito consolidado. De facto, ter um crédito consolidado pode ser uma maneira de aliviar o seu orçamento familiar.
Talvez até já tenha calculado a sua taxa de esforço e ver que esta ainda não chega á tão falada barreira dos 30%. Por isso está descansado. Pensa que mesmo que as taxas de juro continuem a subir, a taxa de esforço irá manter-se abaixo deste valor e não está em risco de entrar em incumprimento.
Mas pense connosco: na situação atual, se reduzir os seus encargos financeiros, não fica com mais dinheiro para o ajudar a fazer face ao aumento dos preços? Certamente que sim. E é aqui que entra o crédito consolidado.
Mas afinal o que é um crédito consolidado, qual a sua importância para o seu orçamento familiar e sobretudo quais as suas vantagens? Neste artigo vamos tentar ajudar.
O que é um crédito consolidado?
Um crédito consolidado não é mais do que um crédito que agrega todos os seus créditos (incluído a dívida do cartão de crédito) num só, ficando com uma prestação mais baixa do que o somatório de todas as prestações atuais. E esta redução será significativa se der como garantia do empréstimo a hipoteca de um imóvel de que seja proprietário.
De facto, existem duas formas de consolidar os seus créditos: consolidar num crédito pessoal ou num crédito hipotecário. Mas ambas refletem a importância de ter um crédito consolidado: o seu orçamento familiar tem uma folga que o ajuda a encarar 2023 com confiança.
Vantagens do crédito consolidado
As principais vantagens centram-se em ficar apenas com um único empréstimo e com menos encargos financeiros mensais. Ora vejamos:
1 É mais fácil fazer um único pagamento mensal
Certamente não tem todos os créditos numa só instituição financeira. Pode ter créditos pessoais numa, o crédito automóvel noutra e seguramente o cartão de crédito ainda noutra. Já para não falar daquela compra da máquina de lavar, cujo financiamento fez na loja. E claro em cada um tem uma prestação para pagar em dias diferentes do mês. O que pode ser difícil de gerir.
Ao consolidar todos os seus crédito num só, só tem um pagamento mensal. Ou seja a gestão dos seus pagamentos é mais simples.
2 Tem uma prestação mensal mais baixa
Claro que esta é a principal vantagem, já que reflete a importância de ter um crédito consolidado: reduzir os seus encargos financeiros mensais.
Ao juntar todos os créditos num só, a prestação mensal que vai pagar é inferior à soma das prestações mensais anteriores. E desta forma a sua taxa de esforço baixa, deixando uma folga financeira para outras despesas.
A redução da prestação fica a dever-se ao aumento do prazo de pagamento, mas no caso do crédito hipotecário, também à redução da taxa de juro do empréstimo.
As duas formas de consolidar os seus créditos
Num crédito pessoal
Pode juntar todos os seus créditos pessoais e a dívida do seu cartão de crédito num crédito pessoal. O novo crédito terá um prazo máximo de 7 anos e por isso a prestação pode ser ainda alta, mesmo com a taxa máxima definida pelo Banco de Portugal (ver aqui). No entanto esta é seguramente mais baixa do que a soma das atuais prestações mensais.
Num crédito hipotecário
Se tem crédito habitação certamente já reparou que a taxa de juro deste crédito é mais baixa do que a dos seus créditos pessoais. O melhor mesmo não seria poder consolidar os seu créditos a esta taxa? De facto, sim, mas para que tal seja possível o banco terá de ter no novo crédito a mesma garantia de pagamento que tem num crédito habitação. Ou seja, uma hipoteca.
Note que a taxa de juro do crédito habitação é mais baixa do que a do crédito pessoal (embora tenha vindo a subir) porque o banco tem como garantia do seu pagamento a hipoteca da sua casa. Assim, se ao consolidar os seus créditos num outro empréstimo, der como garantia do seu pagamento a hipoteca de algum imóvel de que seja proprietário, o seu crédito terá não só uma taxa mais baixa, mas também um prazo mais longo. Isto porque o crédito hipotecário rege-se regras do crédito habitação. O único inconveniente é que terá de fazer um seguro de vida.
Fale connosco
Agora que já sabe qual a importância de ter nesta altura um crédito consolidado e as opções que tem em seu poder fale connosco. Como intermediário financeiro autorizado pelo Banco de Portugal ajudá-lo-emos a encontrar a melhor solução para reduzir os seus encargos financeiros, junto do seu banco ou de outro que tenha para si melhores condições.