Se procurou recentemente por um crédito provavelmente terá constatado que não é um processo rápido nem imediato. Apesar dos bancos estarem mais generosos na oferta de crédito não deixa de ser um processo potencialmente demorado. Neste artigo apresentamos-lhe 5 dicas para conseguir aumentar a probabilidade do seu banco aprovar o seu crédito.
Tenha Poucas Linhas de Crédito
Os bancos não gostam de clientes com créditos em muitas instituições financeiras. Ter várias linhas de crédito significa que o cliente:
- Não consegue manter uma relação comercial com um banco;
- Tem apetência para o consumo;
- Tem dificuldade em gerir o seu dinheiro.
Dica: Avalie a possibilidade de fazer um crédito consolidado.
Cumpra Sempre Com os Seus Compromissos
Se tiver o seu nome na lista negra do Banco de Portugal não será possível ter acesso ao crédito. Os bancos valorizam muito quer as garantias que damos quer a confiança associada ao nosso nome. Nunca se esqueça que o nosso nome é o nosso maior ativo.
Dica: Se tem o nome no Banco de Portugal veja se é possível negociar os créditos para limpar o nome.
Atenção aos Movimentos nos Extratos Bancários
Um processo de avaliação de risco de crédito poderá incluir uma análise dos seus extratos bancários (especialmente válido para a banca tradicional e para montantes mais elevados). Deste modo, garanta que a sua conta principal (onde recebe o seu salário e onde paga a sua casa) não tem movimentos suspeitos, juros de mora ou levantamentos em casino e casas de jogo.
Dica: Se está a pensar pedir um crédito abra uma segunda conta bancária para os movimentos mais atípicos. Tenha especial atenção aos últimos três meses.
Procure Maior Envolvimento Comercial
Os bancos valorizam clientes com histórico comercial e com diversos produtos contratados. Deste modo, é de todo vantajoso manter boas relações comerciais com o seu balcão e gestor de conta. Se possível e se for vantajoso, veja a lógica de ter os seguros e débitos diretos com o seu banco. Sim, está a dar mais informação ao banco sobre o seu perfil de consumo, mas essa informação aumenta a previsibilidade do cliente. Pelo menos o banco reduz a probabilidade de ter surpresas.
Dica: Procure conhecer o seu gestor de conta e interagir com ele regularmente
Tenha Mais do Que Um Proponente no Crédito
Uma última ideia prende-se com a atratividade de juntar mais do que uma pessoa ao seu contrato de crédito. Isto torna-se mais fácil para os casados. Para os restantes, poderá incluir um fiador (apesar de ser necessário muita cautela ao pedir a alguém para ser seu fiador).
Dica: Não peça aos seus amigos para serem seus fiadores pois estará a coloca-los em risco (e à vossa amizade).
Estas são algumas das nossas dicas para conseguir aumentar a probabilidade do seu banco aprovar o seu pedido de crédito e também importante aprovar o crédito pessoal mais barato possível. Não hesite em deixar os seus comentários e sugestões. Estamos cá para esclarecer todas as dúvidas.