Poupar no regresso às aulas pode parecer uma utopia, já que que é mais um extra no orçamento mensal, mas com as nossas dicas, o arranque no novo ano escolar pode deixar de ser uma dor de cabeça para si.
1 Converse com os seus filhos
Certamente que se lembra do entusiamo que sentia no início do ano escolar. De ter cadernos, estojo e material novos e ainda por cima poder estrear aquela mochila que estava na moda na altura. Era todo um novo ínício, e uma nova oportunidade de tudo correr bem. E claro, não gostava de usar nada do ano anterior.
Por isso embora poupasse dinheiro se os miúdos continuassem a usar tudo do ano anterior, o certo é que em termos motivacionais pode ser complicado. Então há que encontrar um meio termo. Converse com os seus filhos sobre a necessidade de não gastar muito e certamente não mais do que o necessário. Vai ver que saem todos a ganhar.
2 Planeie o que tem de comprar
Para além de cadernos, lápis e canetas que têm mesmo de usar, para algumas disciplinas os professores dizem qual o material que os seus filhos têm de levar. Siga a lista à risca. Não coloque nela coisas que pensa que eles, eventualmente, podem necessitar.
3 Veja se tem material novo em casa
Por vezes, ao longo do ano letivo compramos material escolar que acaba por não ser usado. Veja se é esse o caso e marque na lista como “a não comprar”.
4 Há material que mesmo usado no ano anterior pode evitar comprar
Compasso, réguas e esquadros, por exemplo, não tem de comprar todos os anos. Pode bem aproveitar de um ano para o outro, se estiverem em bom estado. O mesmo se aplica à máquina calculadora que têm de usar em algumas disciplinas.
5 Considere marcas brancas
Vá com os seus filhos a várias lojas antes de comprar e compare preços do que precisa entre marcas e lojas. Por exemplo se comprar cadernos de marca branca em vez de cadernos de marca vai certamente poupar.
6 Vá à papelaria da escola dos seus filhos
Sabia que a escola do seu filho tem uma papelaria, e que o material escolar é geralmente mais barato do que nos hipermercados? Pois, na generalidade das escolas assim é. Por isso, antes de comprar o material escolar, vá à escola do seu filho e compare os preços. Pode ter uma agradável surpresa.
7 Vá aos perdidos e achados da escola do seu filho
Se não encontra o equipamento de ginástica do seu filho, antes de comprar novo vá aos perdidos e achados da escola. Não vai acreditar na quantidade de equipamentos (e roupa) que têm porque os miúdos não os vão lá buscar. Se lá estiver (e se ainda servirem ao seu filho) é menos um custo que tem.
8 Aproveite os Vouchers
Se os seus filhos andam na escola pública e não escrevem nos livros escolares, registe-se na plataforma Mega para ter acesso a livros escolares e cadernos de atividade gratuitos. Mas lembre-se que à exceção do 1º ciclo, tem de os entregar em bom estado no final do ano letivo para serem reutilizados.
9 Compre material de apoio ao estudo em promoção ou em segunda mão
Se na lista de livros escolares não constarem cadernos de atividades, ou se o seu filho quiser livros de preparação para testes, aproveite as promoções ou compre num site de venda em segunda mão. É mais uma forma de poupar no regresso às aulas.
10 Peça a fatura com NIF
Isto é seguramente o que já faz, porque as faturas de material escolar entram na rubrica de despesas de educação. E pode deduzir 30% do seu total, por agregado familiar, com um limite de 800 euros por ano.