Skip to main content
pesquisar

Tem poupanças e gostaria de as aplicar em produtos que lhe proporcionem um retorno sem risco? Ou quer elevados retornos nos seus investimentos? Neste artigo iremos explicar o que são certificados de aforro, como funcionam e quais as suas principais características.

O que são Certificados de Aforro

Em poucas palavras, os certificados de aforro mais não são do que empréstimos dos cidadãos portugueses ao Estado. É possível emprestar dinheiro ao Estado de diversas formas mas a mais comum e popular tem sido através dos certificados de aforro. Ao subscrever um destes produtos nos CTT está a entregar dinheiro ao Estado que se compromete a devolver esse dinheiro num determinado prazo e remunerando com uma taxa de juro pré-definida.

Corro algum Risco com os Certificados de Aforro?

Ao emprestar dinheiro a alguém o risco que corre é o risco associado a essa pessoa não lhe devolver o seu dinheiro. Ao fazer um empréstimo ao Estado estará a correr o risco do Estado não lhe devolver o dinheiro que emprestou e os respetivos juros. Sendo algo possível não é muito provável de acontecer, pelo que estes produtos são caracterizados por não terem risco.

O que fazer com os meus Certificados de Aforro Antigos?

Se teve o privilégio de comprar os certificados de aforro das séries mais antigas (A a C) então sugerimos que os mantenha para sempre. Vivemos períodos mais conturbados e nessas alturas o Estado foi forçado a ser mais generoso nas taxas de juro dos seus produtos de aforro. Nunca venda estes produtos se quiser beneficiar do melhor produto em termos de risco/retorno. Mesmo que goste de risco tem aqui um “porto seguro” com bons níveis de retorno.

As Taxas de Juro dos Certificados de Aforro são Interessantes?

Se estiver a pensar em investimentos sem risco os certificados de aforro são claramente dos produtos mais interessantes do mercado. Comparando a relação risco/retorno podemos dizer que para investimento em prazos reduzidos são os melhores produtos do mercado. Os bancos queixam-se inclusivamente de concorrência desleal…

Caso compare as taxas de retorno com outros produtos com prazos mais alargados ou com outro tipo de risco, convém que perceba que está a comparar algo que não é comparável. Se estiver à procura de maiores taxas de retorno deverá pensar noutros produtos, pelo que recomendamos que leia os nossos artigos sobre como investir para iniciantes e como classificar um investimento.

Conclusões

Analisando os certificados de aforro (as séries antigas e já extintas para novas subscrições são ainda mais interessantes), podemos concluir que são o investimento ideal para quem procura:

  • Baixo nível de risco
  • Investir montantes baixos (é possível investir a partir de €100)
  • Investir para o curto prazo (o prazo mínimo obrigatório é de 3 meses)

Quer saber como investir? Pesquise a categoria de investimentos pois tem inúmeros artigos destinados a ajudá-lo a iniciar ou aperfeiçoar as suas competências de investir. Poderá também solicitar gratuitamente o nosso ebook sobre investimentos.

 

telefone
calculadora