Estamos perto do final do ano e chegou o momento em que temos de fazer um balanço sobre o nosso desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do ano.
Apesar de um balanço anual incorporar todos os resultados positivos e negativos é fundamental o foco apenas nos resultados positivos pois os resultados negativos já foram objecto de reflexão.
O foco no que é positivo devolve uma visão positiva de futuro e ajuda-nos a olhar para o passado com entusiasmo.
Assim sendo, pegue numa folha de papel e procure responder honestamente às seguintes perguntas.
Que resultados positivos alcançou durante o ano?
Pense em tudo o que de bom e positivo lhe aconteceu ao longo de um ano. Nos momentos de alegria, nos sucessos profissionais, nos momentos de superação, entre outros.
Não se foque no que gostaria de ter feito, foque-se apenas no que fez e no que concretizou.
Que ações teve para atingir os resultados positivos?
Procure identificar as ações, atitudes e comportamentos que devolveram os resultados positivos que alcançou durante o ano.
Faça uma lista dessas ações e não elimine nenhuma delas mesmo que pareça sem grande importância.
O que aprendeu com as suas ações?
Identifique claramente todos os momentos de aprendizagem que teve em cada meta que alcançou, em cada resultado positivo.
Veja o que fez de diferente que o permitiu alcançar esses resultados. É importante identificar esses momentos, pois eles são momentos de transformação, superação que podem ser bases sólidas para alcançar resultados positivos nos mais diversos domínios da sua vida.
Poderia ser melhor?
Resposta simples, mas é necessário refletir sobre ela. Refletir profundamente ao ponto de identificar o porquê de não ter tido alcançado os resultados ainda melhores.
O que ainda deveria acontecer para que este ano fosse fantástico?
Liste tudo que de mais importante é para sí e que tinha pensado fazer este ano. Avalie claramente a importância, consciencializando-se do impacto e dos benefícios que esse acontecimento teria na sua vida, no seu ano.
O que ainda pode fazer para tornar este ano fantástico?
Mão à obra. Ação. Ainda vai a tempo de mudar o seu ano e o tornar um ano de transformação positiva na sua vida.
Está nas suas mãos, supere-se,