O principal objectivo da linguagem que utilizamos, independentemente de esta ser verbal ou não verbal, é a comunicação. É através da linguagem que expressamos nossos pensamentos, partilhamos ideias, desenvolvemos nossas relações, exprimimos nossos sonhos e reflectimos o nosso modo de estar, pensar e agir perante determinado acontecimento.
A linguagem é assim uma ferramenta de comunicação que nos levará à acção e à adequação dos nossos comportamentos aos nossos objectivos e, consequentemente, aos resultados que pretendemos alcançar.
Assim sendo, a linguagem reflecte a forma como vê-mos o mundo, não a forma como o mundo é, mas a forma como os nossos olhos vêem o mundo. A nossa perspectiva, o nosso conceito do mundo. Procurar entender e reflectir sobre a nossa percepção é assim fundamental para melhorarmos o nosso processo de comunicar e consequentemente os resultados que pretendemos alcançar.
Diz-me como falas, dir-te-ei quem És e que resultados podes obter.
É Tudo Uma Questão de Foco
A linguagem que utilizamos é responsável pelos resultados que alcançamos. Quanto mais precisa, clara esta for, melhores serão os resultados que iremos alcançar.
O desafio aqui será deixar hoje de banalizar a forma como comunica. O acto de comunicar e de expressar o seu ponto de vista é hoje de tal forma banal que, certamente, não para pensar e reflectir sobre as palavras e frases que irá utilizar. Age automaticamente de acordo com o seu registo e forma como vê o mundo. De acordo com as suas experiências, educação, valores e crenças.
Vejamos o seguinte exemplo:
É normal recomendarmos outras pessoas para que “NÃO” façam algo. Do tipo, “Não mexas nisto...”, “Não vás ao…“, “Não entres em casa a correr“. É normal também dizer-mos a nós próprios, “Não irei fazer mais isto…“, “Não vou trabalhar mais até…“, Não, Não e Não.
Quanto adoptamos este tipo de comunicação, quais serão os resultados que iremos alcançar? Melhor, quais serão os resultados que irá alcançar?
O nosso cérebro, não entende a negação. Deste modo, a palavra “não” é completamente excluída da sua comunicação, permitindo que o foco do receptor seja exactamente no que pretende evitar. “Não entres em casa a correr…” foca o seu receptor na frase após a negação, pois o seu cérebro ignora a negação da frase e devolve “ …entra em casa a correr.”
O mesmo acontece em sí. Quando define objectivo e metas para a sua vida e começa com a sua declaração de compromisso com as coisas que pretende evitar na sua vida, o seu foco irá principalmente para o que pretende evitar.
De igual modo, se a sua comunicação utiliza frases do tipo “Vou tentar…“, “Vou procurar…“, “Provavelmente…” o resultado e o seu comportamento irá ser semelhante à negação. Todavia, as palavras “Tentar“, “Procurar” e outras fazem crescer sentimento de insegurança e de incapacidade, levando o seu foco para o “Não Sou Capaz“.
Utilize Linguagem Positiva
Provavelmente já compreendeu claramente que a utilização de linguagem negativa na sua comunicação para com os outros e como consigo próprio lhe devolverá comportamentos e acções que irão ao encontro dos resultados que pretende evitar.
Nós temos exemplos desses na nossa rotina diária, não só a nível profissional com também a nível pessoal. Quantas vezes nos advertimos ou advertimos alguém para que não façam algo que o nosso senso comum, experiências e valores nos dizem que são menos bons ou potenciadores de resultados medíocres.
O uso de linguagem negativa contribui para que, inconscientemente, nos foquemos nos problemas ao invés de nos focarmos nas soluções e nos resultados que pretendemos para a nossa vida, para a sua vida.
Adoptar assim uma linguagem positiva e clara é fundamental para o sucesso, não só a nível das relações pessoais como também a nível das relações profissionais.
O segredo aqui é a utilização de palavras e frases que expressem claramente o que se pretende alcançar, ou seja, que expresse claramente os resultados pretendidos. Deste modo irão despertar sentimentos positivos, potenciadores e motivadores de comportamentos e acções adequados ao resultado a alcançar.
Já imaginou quais seriam os resultados que iria alcançar se sempre que utiliza a negação para algo que deseja que não aconteça, utiliza-se frases positivas que estimulam comportamentos e acções adequados aos seu resultado. Seria extraordinário, não seria?
Como Pode Começar Hoje a Influenciar os Seus Resultados
O primeiro passo e mais fundamental de todos é procurar entender que a forma como vê o mundo poderá não ser a forma como o mundo se apresenta para os outros. Deste modo, procurar novas perspectivas, reflectir sobre o assunto lhe dará clareza mental para aprimorar a forma como comunica.
Deste modo e consciente de que a linguagem e a forma como a utiliza está directamente relacionada com os resultados que alcança, comece hoje mesmo a mudar o seu discurso utilizando as seguintes recomendações para uma comunicação eficaz e potenciadora de resultados extraordinários.
- Comece a ouvir o que diz e esteja atento às palavras e expressões que utiliza. Se considerar necessário, grave as suas intervenções e apresentações para depois identificar onde poderá melhorar;
- Não utilize expressões negativas. Substituas por expressões positivas, potenciadoras de resultados e de comportamentos enquadrados com o seu foco;
- Treine o discurso positivo que transmita uma imagem coerente da sua forma de estar e agir;
- Substitua a imposição pela a afirmação. Não utilize expressões do tipo “tenho que“, utilize antes “quero“, “pretendo“;
- Retire o “mas” do seu discurso, pois ele cria dúvida e insegurança;
- Ouça mais os outros e com maior atenção. Demonstre tal interesse;
- Não utilize experiências negativas no seu discurso.
Seja Maior,