Das energias mais limpas e puras, o gás natural ganha destaque em relação ao butano e ao propano. Além disto, é uma energia também considerada barata quando comparada com as mencionadas. Por estas razões, lares e negócios optam cada vez mais por este tipo de abastecimento. O artigo que prepáramos dar-lhe-à algumas noções da poupança a obter com o uso do gás natural.
Quais as vantagens do gás natural?
Como já indicado, o gás natural ao ser comparado com outras energias, apresenta um conjunto de vantagens. Apesar de disto, o mesmo ainda não está disponivel em todos os lares, e também não chega da mesma forma a todos. No entanto, espera-se que com o tempo, qualquer localidade tenha acesso a este serviço e possa beneficiar das suas vantagens.
Mencionaremos as principais vantagens a favor da instalação ou contratação de gás natural na sua habitação:
- Considerada a energia mais barata do mercado energético.
- Permite ter água quente de forma instantânea e sem interrupções.
- Aquecimento garantido e cómodo em toda a casa, com a possibilidade de gerir cada ponto de fornecimento através de termostatos.
- Devido às inspeções periódicas, é um tipo de energia muito seguro.
- É uma energia limpa comparando com o butano ou o propano.
- Processo de instalação fácil e rápido.
Como instalar gás natural no meu lar?
Para poder contratar gás natural em sua casa, deve primeiro informar-se das diferentes tarifas praticadas pelas principais empresas de eletricidade e gás natural. As mais importantes neste momento em Portugal a Galp, EDP, Endesa e Goldenergy.
São estas empresas que lhe irão solicitar, após decidida a tarifa mais adequada às necessidades familiares, a documentação necessária para contratar o serviço. Por norma, a documentação a ser apresentada é o cartão de identificação, morada do local e de faturação, forma de pagamento e o CUI do local (código universal de instalação).
De forma a selecionar a melhor proposta para si, através de um simples acesso à internet, poderá sempre contar com a plataforma de comparação de tarifas de eletricidade e gás natural, como a da Selectra, que lhe dará, de forma gratuita, toda a informação referente às tarifas do mercado.
Qual o custo da instalação de gás natural?
Como já foi mencionado anteriormente, existem ainda muitas zonas do país onde o gás natural não chegou. Por esta razão poderá haver diferenças de preço de contratação segundo as zonas. Em Portugal o gás natural é distribuído por várias empresas, ou seja, a distribuidora de gás em Lisboa não é a mesma que distribui no Porto.
Outro factor condicionante do preço será devido ao tamanho do local, da maior ou menor dependência da energia, ou o uso que se dará à energia, já que é diferente contratar energia se apenas pretendemos gás para cozinhar ou se para o aquecimento central.