A inteligência emocional tem sido tema de discussão no Ser Maior, onde se tem não só abordado aspectos essenciais da inteligência emocional como também tem vindo a identificar atitudes que que revelam claramente baixos índices de inteligência emocional.
Nos nossos dias, a inteligência emocional tem vindo a revelar-se essencial nas mais diversas áreas da vida pessoal e profissional, no entanto, é no campo profissional que esta tem vindo a ocupar lugar de destaque.
Nas questões de liderança, a inteligência emocional tem demonstrado que, profissionais, como elevado grau de inteligência emocional têm alcançado resultados em média 20% superiores à meta estabelecida. De igual modo, profissionais com baixo grau de inteligência emocional têm, ao contrário, resultados em média 20% inferiores à meta estabelecida. – David McClelland
Já por aqui identificamos as questões que distinguem um líder de um chefe, no entanto, convêm mencionar que a prática da liderança é feita através das pessoas, pois os líderes reconhecem e sabem que as pessoas são a chave para o sucesso das organizações e que só com o envolvimento destas é que os resultados e metas estabelecidas são possíveis de ser alcançadas.
Assim sendo, a inteligência emocional assume um papel indispensável no desempenho de um líder uma vez que é através desta que que o líder consegue motivar, inspirar e levar a sua equipa a alcançar resultados extraordinários.
Atentos a esta necessidade de liderança, os líderes podem iniciar processos de desenvolvimento pessoal que os permita alcançar elevados graus de inteligência emocional e para isso vamos contribuir com 4 passos fundamentais e garantidos.
Faça uma Auto Avaliação do seu Desempenho e das Suas Competências
O processo de auto avaliação é fundamental para os líderes se situarem em matéria de desempenho e competências. É uma viagem individual, sobre sí mesmo, para avaliação das competências.
Questões relacionadas com a actividade do líder procuram respostas capazes de promover melhorias significantes nos comportamentos e acções do líder.
Procure responder de forma clara a questões como:
- Quais os aspectos do meu desempenho que merecem nota positiva?
- Quais os aspectos do meu desempenho que necessitam de melhoria ou que necessito de eliminar?
- Qual o estado das minhas competências em matéria de Inteligência Emocional?
- O que posso fazer para melhorar as minhas competências de Inteligência Emocional?
Saiba que Só Você Pode Melhorar os Resultados que Alcança
O líder emocionalmente inteligente sabe claramente que os resultados que alcança são resultado do seu desempenho e das suas competências. Sabe que a sua equipa é um reflexo dos seus comportamentos e atitudes e que, quando o líder não promove nem motiva, quando não desenvolve a criatividade da sua equipa e todo o potencial da mesma, os resultados nunca serão os pretendidos nem os desejados.
O líder é sempre responsável pelos resultados que alcança e só ele poderá melhorar os resultados que alcança.
Esta verdade leva o líder a repensar a forma com actua e como se comporta. A forma como desenvolve suas estratégias e como as gere. Na prática, leva o líder a compreender e entender qual o método de liderança que poderá ser eficaz e esse só terá impacto se compreender às necessidades, desejos e sentimentos da sua equipa.
Isto leva ao processo de desenvolvimento da inteligência emocional do líder que poderá ser efectuado através de reflexões profundas sobre o seu próprio Eu e activando a escuta activa para compreender melhor as emoções da sua equipa.
Desenvolva o Seu Conhecimento
O conhecimento é Rei, não numa óptima de “Ser Dono da Verdade” mas em uma óptica de possuir novos pontos de vista para o mesmo desafio.
O conhecimento deve ser utilizado pelo Líder como impulsionador de aprendizagem da equipa, podendo assim o líder ajudar a sua equipa a superar desafios com maior tranquilidade e aprendizagem.
O líder que recicla e desenvolve seu conhecimento, promove conhecimento na sua equipa e os motiva para maiores resultados. De igual modo, o líder desenvolve a sua auto confiança e a confiança da sua equipa.
Todo o líder deve desenvolver o seu conhecimento nos mais diversos aspectos técnicos e sociais. No que concerne à inteligência emocional, o coaching é assim uma ferramenta essencial para líderes que pretende maiores resultados, pois coaching é resultado.
Procure a Mudança Sustentável
A mudança é um processo de difícil aceitação, não só a nível das equipas como também pelo próprio líder.
Quando o líder não desenvolveu ainda a sua inteligência emocional, processos de mudança são vistos com muitas reticências e medo, pois o mesmo, com seus comportamentos e acções não transmite segurança e confiança para a sua equipa.
Todo o processo de mudança que procura melhores resultados e de forma sustentável, são processos de longo prazo, muitas das vezes associados a comportamentos, hábitos e crenças.
O líder em processos de mudança deve-se focar primeiro nos aspectos do seu comportamento, pois estes últimos são os mais fáceis de mudar e cuja possibilidade é elevada. Os seus comportamentos irão espelhar a sua confiança para a equipa e irá dar-lhe força, foco e persistência para conduzir a sua equipa a mudanças sustentáveis, principalmente mudança que envolvem comportamentos e hábitos com maior potencial de resultados.
Seja Maior,