A retenção de líquidos é um problema que afeta bastantes pessoas. Hoje iremos partilhar consigo algumas dicas importantes que o irão ajudar a superar esse desconforto e a melhorar o seu bem-estar.
A retenção de água no organismo é fundamental e desejável, mas na quantidade adequada, quando o organismo tem dificuldade em em eliminá-la, a água provoca inchaço e, em alguns casos, até pode provocar dor.
As causas da retenção de líquidos são variadas. Alguns dos factores principais são, o uso de anticoncepcionais hormonais, uma alimentação menos adequada ou pouco saudável, o sedentarismo, o aumento de peso, o stress e o tabaco.
A retenção de líquidos pode fazer com que o peso diário oscile entre um a dois quilos, dependendo do volume corporal. Normalmente, as mulheres mais pesadas oscilam mais de peso, em relação às mais leves.
As mulheres que acumulam gordura na região das coxas e nádegas têm tendência para acumular mais água, pelo que devem ter cuidados redobrados. É recomendado o exercício físico com alguma frequência.
Lembre-se que, se o organismo estiver bem hidratado não necessitará de acumular líquidos em excesso. A água é a bebida de excelência. Beba-a antes, durante e após as refeições.
Conheça Alguns Alimentos que deve Evitar para Vencer a Retenção de Líquidos
Sal
O sal é o alimento que promove maior retenção de líquidos. Substitua-o por ervas aromáticas e especiarias.
Bebidas Gaseificadas
Deve evitar as bebidas alcoólicas e as bebidas gaseificadas, principalmente se o gás não for natural. Substitua estas bebidas por água ou sumos naturais.
Açúcar
O açúcar tem elevado valor de hidratos de carbono, além disso provoca uma elevada concentração de açúcar no sangue, levando ao armazenamento de gordura corporal.
Café
O café e o chá são bons drenantes, no entanto, quando o café é bebido em excesso pode levar à desidratação e, consequentemente, à retenção de líquidos.
Conheça os Alimentos que o Ajudarão a Combater a Retenção de Líquidos
Fruta
As frutas, principalmente, o melão, a melancia, os morangos, as laranjas, o limão e a água de coco são as mais indicadas para combater a retenção de líquidos, uma vez que, possuem bastante água na sua composição, facilitando o trabalho de drenagem dos rins.
Hortaliça
Os vegetais verde-escuro são extremamente ricos em magnésio e potássio, que ajudam a combater o inchaço ocasionado pelo excesso de sódio.
Legumes
A cenoura e a beterraba são dois poderosos desintoxicantes e podem ser consumidos crús em saladas ou cozidos, por exemplo, nas sopas.
Temperos
O alho, a cebola, a salsa, o gengibre e a pimenta são alguns exemplos de temperos que ajudam a desinchar. Eles possuem funções anti-inflamatórias, o que garante bons resultados contra o problema.
Chás de Ervas
O chá verde, hibisco ou cavalinha são bastante eficazes contra a retenção hídrica.
Para além destes alimentos, é importante não descurar a prática de exercício físico, para obter melhores resultados.
Para o seu bem-estar!