Todos nós sabemos quanto ganhamos, ou pelo menos quanto poderemos ganhar para fazer face às nossas despesas e responsabilidades. No entanto, nem sempre nos debruçamos sobre um aspecto importante de gestão financeira: a situação liquida.
Do ponto de vista da contabilidade empresarial, a situação líquida é determinada através da subtracção do activo e do passivo. Devolvendo o mesmo principio para os agregados familiares podemos dizer que a situação líquida é a subtracção das receitas e despesas.
O resultado desta subtracção irá providenciar informação pertinente para análise da evolução da sua situação financeira e da sua percepção do valor do dinheiro.
a nossa relação com o dinheiro é um dos pilares fundamentais do sucesso pessoal.
3 Cenários de Situação Líquida
Se considerarmos que existem três resultados possíveis para uma situação liquida familiar, nomeadamente:
- Situação liquida nula: Receitas = Despesas;
- Situação líquida positiva: Receitas > Despesas;
- Situação liquida negativa: Receitas < Despesas;
e não querendo ser demasiado cansativo, podemos concluir que a estabilidade financeira adquire-se através da optimização das receitas e despesas.
Todavia, existe um aspecto que considero extremamente importante na determinação da situação líquida mensal, que é a exigibilidade das despesas. Na prática, falar da exigibilidade das despesas significa falar do período e prazo de pagamento. Aliás, muitas pessoas fazem uma consolidação de créditos exatamente para aumentar o prazo e centralizar num único dia o pagamento de todas as suas prestações.
A determinação da situação liquida através das despesas exigíveis permitirá que saiba exactamente quanto dinheiro possui para despesas não exigíveis e qual a importância das suas receitas nas despesas exigíveis.
Vejamos um exemplo simples;
Receitas
- Vencimento João: 700 euros mensais líquidos;
- Vencimento Joana: 600 euros mensais líquidos;
TOTAL: 1.300 euros;
Despesas
- Prestação casa: 300 euros;
- Prestação carro: 200 euros;
- Infantário: 100 euros;
- Luz, Água, Gás: 100 euros;
- Alimentação: 175 euros.
TOTAL: 875 euros
Situação Líquida
- Situação Líquida = 1300 euros – 875 euros;
- Situação Líquida = 425 euros
O Que Podemos Concluir
Saber exactamente qual a sua situação líquida mensal em função das despesas exigíveis, permite definir a parcela de rendimento disponível para outro tipo de despesas e até para outro tipo de objectivos e metas financeiras na sua vida.
De igual modo, define qual a importância de cada membro do agregado familiar para a estabilidade financeira, bem como identificar, estratégias para momentos indesejáveis da vida familiar.
Um exemplo disso é a possibilidade de desemprego, que no nosso caso revela que se ocorrer desemprego de um membro do Agregado familiar este passa a possuir um situação liquida negativa, sendo necessário medidas para contrariar este negativo que podem ser, por exemplo, a venda do automóvel ou a desistência do infantário das filhos, permitindo poupar o suficiente para encontrar novamente uma situação liquida positiva.
Regra geral, todos os Agregados Familiares que atingem uma rotura no orçamento familiar não sabiam qual a situação liquida do casal, gastando demasiado ou contraindo créditos para consumos desnecessários e baseados no agora, no que realmente possuem neste preciso momento, considerando que no futuro tudo se manterá constante.
Assim sendo, o conhecimento da situação líquida mensal, dá-lhe imensas ferramentas para análise, bem como permitirá averiguar a sua evolução ao longo dos meses e aplicar estratégias de poupança nas despesas exigíveis que pela periodicidade e obrigatoriedade são rígidas e não permitem grandes ajustes.