Os cortes orçamentais a que as famílias portuguesas têm assistido nos últimos anos têm tido grandes consequências na sua capacidade de cumprir com as suas obrigações financeiras. As situações de sobreendividamento, de penhora e de insolvência têm aumentado.
É fundamental alterar esta situação e resolver o problema pela raiz. Se já esta sobreendividado ou se perspetiva dificuldades de cumprimento das suas responsabilidades, conheça uma alternativa para solucionar o problema. O foco será sempre a redução de prestações, para ganhar folga no seu orçamento familiar e garantir que consegue pagar aos seus credores.
O que é um Crédito Consolidado?
O crédito consolidado é uma solução financeira criada há vários anos para permitir uma redução nas prestações financeiras das famílias portuguesas. A ideia será juntar todos os seus créditos num só. Neste contexto, não interessa a origem, a instituição financeira ou a finalidade do crédito. Nesse crédito irá:
- Contratar um novo crédito;
- Pagar todos os outros créditos (ou a sua maioria);
- Conseguir reduzir em até 60% o valor global das suas prestações;
- Ter apenas um interveniente (uma instituição financeira), o que facilita o seu controlo mensal.
Duas Opções ao Seu Dispor:
Para a contratação de um crédito consolidado poderá optar por duas situações distintas – com ou sem hipoteca:
- Crédito consolidado com hipoteca – Dando a sua casa como hipoteca poderá conseguir que um banco aceite conceder-lhe um crédito consolidado. Hipotecando um ativo o banco tem um conforto adicional de que o cliente tudo irá fazer para honrar o seu compromisso. Em última análise, arrisca-se a perder a sua casa, o que não é nada agradável;
- Crédito consolidado sem hipoteca – Também é possível consolidar créditos sem hipotecar a sua casa. No entanto, os valores em causa serão inferiores (até 50.000€) e o processo de aprovação poderá ser mais moroso. O banco, mais uma vez, quer minimizar o risco de incumprimento do crédito.
Quais as Principais Vantagens do Crédito Habitação
- Podemos resumir as vantagens da consolidação de créditos em:
- Redução da sua prestação mensal, o que poderá evitar o incumprimento;
- Única prestação mensal, que acaba por facilitar o controlo financeiro;
- Gestão eficaz do prazo de pagamento.
Em Termos de Desvantagens, Serão de Destacar:
- Aumento do prazo, o que levará ao aumento dos juros a pagar;
- Contratação de um novo crédito (com os seus custos associados).
Estou Indeciso. O que fazer?
Compreendendo a indecisão no momento de decidir pela melhor alternativa financeira, a Reorganiza tem à sua disposição uma consulta ou conversa de diagnóstico financeiro gratuito. Na prática, propomo-nos avaliar a sua situação específica e recomendar a melhor solução para o seu caso concreto.
Uma última nota: todos os problemas têm solução. Seja pela via da renegociação, seja pela consolidação de créditos ou pela insolvência. Há sempre uma solução. E nunca se esqueça que os bancos e instituições financeiras têm mais interesse que o seu cliente lhes pague as prestações. Mais até do que o próprio…