Não deixe para amanhã o que pode viver Agora. A vida é para ser vivida Agora!
Quantos de nós vive hoje, pensando no passado e ansiando o futuro?
O equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é fundamental para uma vida mais feliz.
Muitos de nós dedica grande parte da sua vida praticamente a trabalhar, completamente absorvidos pela vida profissional, com a esperança de no futuro poder viver a vida que sempre sonhou, uma vida mais calma, com mais tempo para dedicar à família e aos amigos, mais tempo para o lazer, etc… “Será que teremos esse tempo?”,” Será que teremos condições?”…
Esta história, que quero partilhar convosco hoje, faz-nos pensar se vale apena deixar para mais tarde (amanhã)…
História
Um certo dia estava um executivo de topo a passar férias no México, quando vê um pescador regressar do mar, com as redes cheias de peixes.
O executivo também gostava de pescar, mas nunca na vida tinha pescado tanto. Aproxima-se então do homem e pergunta-lhe como é que ele conseguiu pescar tanto peixe. Ao que ele responde que o fez sem esforço, talvez fruto de um dom natural para a pesca.
O executivo pergunta-lhe então o que é que ele faz no seu dia-a-dia.
O mexicano conta-lhe que costuma acordar de manhã, ir pescar um pouco, depois almoçar com a família, dormir a sesta, aproveitar a tarde para ler, e depois relaxar ao fim do dia, passeando ou jogando às cartas com os amigos.
O executivo, estupefacto, diz-lhe que ele está a aproveitar mal o seu talento. Recomenda-lhe então que comece a pescar o dobro do tempo. Assim conseguiria vender mais peixe e, com o lucro, poderia contratar um ajudante, que o ajudasse a pescar ainda mais.
E depois?, pergunta o mexicano.
Depois compravas outro barco, contratavas mais gente, montavas uma empresa, começavas até, quem sabe, a exportar o teu peixe.
O mexicano olha-o, curioso, enquanto continua a perguntar: ” E depois, e depois, e depois?”.
O executivo imagina projecta, e quase transforma o mexicano em empresário do ano.
E depois?, continua a perguntar o mexicano.
Depois reformas-te. Vendes a empresa e ficas a viver dos lucros, diz-lhe o executivo.
Mas e depois?, continua o mexicano.
Depois pescas só de vez em quando, almoças com a família, dormes a sesta, e relaxas ao fim da tarde, a ler, a passear ou a jogar cartas com os amigos…”,
Responde o mexicano, “então, mas isso é o que eu já faço Agora”…
O que te impede de viver Agora?
Seja Maior!