Conheço poucas pessoas que gostem de pagar o seguro automóvel. Aliás, creio que não conheço nenhuma. Ninguém gosta de pagar um seguro pois não tem a expetativa de vir a usufruir dele. Talvez valorizemos as coberturas quando temos de ser indemnizados? Negoceie o seguro automóvel todos os anos!
Saiba O Que Valoriza Num Seguro
Creio que o ponto fundamental quando falamos de seguro automóvel passa por perceber o que valorizamos no seguro. É certo que quanto menos pagarmos, melhor. Mas temos de perceber que por vezes a poupança acaba por sair cara. Temos de garantir que conhecemos todos os seguros que temos e que não estamos a poupar à custa de cobertura que até valorizamos (como a quebra isolada de vidros, por exemplo).
Quando falamos de coberturas, as principais questões a colocar serão:
- Danos próprios ou apenas contra terceiros?
- Quebra isolada de vidros?
- Proteção jurídica (se tiver amigos advogados, pode evitar esta, mas também poupa poucos euros);
- Outras coberturas que possa valorizar
Acompanhe a Evolução do Prémio Todos os Anos
É fundamental perceber que quanto mais velho fica o carro menor o seu valor de mercado. Assim, o valor do que paga no seguro devia baixar certo? Em muitos casos, errado. Isto porque a probabilidade de um acidente com um carro mais velho é maior do que com um carro mais recente.
Assim, o que sugerimos é que faça a cotação do seu seguro automóvel todos os anos. Poderá recorrer aos sites das companhias de seguros ou recorrer a um corretor ou a um mediador. Mas tenha em atenção que apenas pode mudar de seguradora nos últimos 30 dias da apólice. Se faltar mais tempo para a apólice vencer… tem de esperar um pouco.
Tenha Em Atenção Alguns Descontos
Quando fizer a cotação do seu seguro automóvel deverá procurar informar qual a sua profissão e empresa onde trabalha. Existem diversos acordos para descontos entre ordens profissionais ou mesmo empresas. Aliás, conhece todos os protocolos que a sua empresa tem para lhe dar descontos? As tantas são diversos e está a perder uma nova oportunidade para poupar dinheiro.
Uma outra dica pode passar por analisar a oferta de seguradoras com presença maioritariamente online. Falamos de seguradoras como a N Seguros ou outras que permitem descontos interessantes face a outras companhias.
Duas Dicas do Pedro Andresson do Contas Poupança
Já agora, mais duas dicas que o Pedro Andresson nos deixou no programa Contas Poupança:
- Depois de todo o processo, pergunte se tem algum desconto por pagamento com débito direto. É possível ter ainda um desconto adicional. No entanto, tendo o débito acionado terá de o cancelar no ano seguinte por ocasião da renegociação.
- Veja se consegue descontos por agregar outros seguros. Podem existir pacotes que permitam poupar dinheiro através da renegociação em bolo. Aqui poderá considerar o seguro de vida do crédito habitação, o seguro de saúde ou seguro multirriscos. Se poupar 10% em cada um, poderá poupar algumas dezenas de euros todos os meses.
E já está a poupar. Pode achar que não vale a pena… mas as poupanças podem ser bem expressivas. E nunca se esqueça de olhar para a poupança no longo prazo.