22 de setembro é o Dia Europeu sem Carros. E se deixar o seu em casa? Saiba que vai estar a contribuir para a melhoria da qualidade do ar da sua cidade e ao mesmo tempo para a sustentabilidade dos recursos naturais.
Sabemos que sendo uma sexta-feira, dia de trabalho, e para muitos dia de levar as crianças à escola, deixar o carro em casa e usar transportes alternativos para se deslocar, não é certamente fácil. Mas e se conseguir? Já pensou que até pode poupar dinheiro agora que os passes das crianças até são gratuitos em algumas zonas do país (e a partir de janeiro em todo o território português) ?
Claro que sabemos que mudar hábitos não á fácil, e que até pensa que de carro demora menos tempo. Mas, e se não for bem assim? Se demorar o mesmo tempo, ou até menos? Experimente e certamente não se vai arrepender.
Damos algumas dicas que podem ajudar na sua decisão de colaborar com esta iniciativa:
1. Fale com os seus filhos sobre o Dia Europeu sem Carros
O primeiro passo é envolver toda a família. Fale-lhes do Dia Europeu sem Carros e da necessidade de ajudarmos o Ambiente. Certamente não é um tema que lhes é estranho dado que o abordam nas Escolas. Envolva-os na necessidade de irem para a escola de outra forma: a pé (se for perto), de autocarro ou metro.
Para eles é uma aventura e vai ver que aderem.
2. Planeie a viagem
Claro que tem de deixar as crianças na escola e ir para o emprego. Assim tem de planear a viagem de casa, à (s) escola(s) e depois para o emprego. Veja que transportes tem ao seu dispor. Recorra às rotas e horários disponíveis na internet. São uma boa ajuda.
E claro, não se esqueça de planear o regresso.
3. Contabilize o tempo e dinheiro que gasta hoje nos trajetos
Para que a experiência seja eficaz tem de comparar o tempo e o dinheiro que gasta hoje com o que gasta se optar pelos transportes alternativos. Assim, na véspera do dia sem carros faça contas ao dinheiro e tempo que gasta no dia a dia se usar o carro nas deslocações que tem de fazer. Precisa dessa base de comparação.
4. Prepara-se para o 22.09
Se no dia sem carros tem de usar transportes para o qual precisa de bilhete, compre na véspera. Lembre-se que passar a usar os transportes públicos vai certamente usar passe, pelo que não deve contabilizar o tempo de compra do bilhete para o dia 22.
5. No dia 22 deixe o carro em casa
No dia Europeu sem Carros deixe o carro em casa e use os transportes que planeou. Aproveite e no caminho respire um ar sem a poluição automóvel e ouça o silêncio da cidade. E claro contabilize o tempo que gastou nas deslocações.
6. No fim do dia faça o balanço da experiência
Fale com todos sobre o dia que viveram. Registe as impressões de cada um, e compare os níveis de stress e gastos de tempo e dinheiro com os dias em que usou o carro.
Se valeu a pena continue. A sua carteira e o planeta agradecem. Mas se acha que não se adapta à realidade do seu dia a dia, fique com a certeza e o conforto de que por um dia contribuiu para a melhoria do ar da sua cidade, para a sustentabilidade dos recursos naturais e para a redução da pegada ecológica.