No coaching, tomar consciência é um dos princípios fundamentais para o sucesso. A consciencialização apresenta-se assim como a fase de transformação do cliente de coaching, pois é neste preciso momento que ele mergulha no seu Eu mais profundo e encontra-se como Ser Maior, de soluções, de superações, entre outros.
É neste preciso momento que toma consciência do seu estado actual, do preciso momento em que vive, do seu presente, do agora.
Tomar consciência é assim viver o agora e identificar claramente quais os obstáculos e/ou crenças limitadoras que nos impedem de viver o agora e leva-nos para estados de completo descontrolo emocional, onde a depressão, a ansiedade e angustia dominam claramente a clareza de pensamento, a tomada de consciência.
No coaching o processo de tomada de consciência é identificado como o momento da mudança, ou o catalisador da mudança, pois é neste preciso momento que o planeamento, a construção e o caminho para o sucesso do cliente de coaching se inicia.
Por outras palavras, a tomada de consciência leva-o ao seu profundo Eu, ao agora, ao momento presente e permite que crie condições para olhar de dentro para fora, clarificando objectivos e desejos e construindo estratégias claras para o sucesso.
De uma forma mais clara, tornar-nos conscientes permite-nos tomar controle da nossas vidas, pois observa-mo-nos a nós mesmos, os nossos comportamentos e nossos padrões de raciocínio, as nossas emoções e sentimentos, e através desta consciência conseguimos facilmente construir respostas e estratégias para acção.
Porque é Importante Tomar Consciência
De forma rápida e simples, tomar consciência é o passo para o Ser, para o conhecimento do Eu, como único e potenciador de resultados extraordinários.
Quando paramos para meditar e procuramos tomar consciência da nossa vida, questionando-nos sobre diversos aspectos da nossa vida, como por exemplo, os nossos valores, crenças e comportamentos, facilmente concluímos que o momento actual, o presente é resultado de todas essas decisões.
Esta consciencialização do agora, permite-nos acreditar e ter esperança de que o momento presente é catalisador de mudança e define claramente os resultados futuros alcançar. Tal qual é possível verificar os resultados do nosso presente pelos nossos comportamentos passados, também é verdade que o futuro apenas depende da nossa vontade própria de desejarmos resultados melhores para as nossas vidas.
Relembrando;
Se quer mudar a sua vida, mude seus comportamentos.
questiono-o:
- Como está a sua vida amorosa?
- Como andam as suas relações familiares?
- Como se sente em relação à sua situação financeira?
- Como vê as questões ambientais?
- Como estão seus momentos de lazer?
- Como está a sua situação profissional?
Aparentemente são questões simples que a grande maioria de nós e provavelmente até o leitor ainda não despendeu 30 minutos do seu precioso tempo para reflectir sobre as mesmas.
Mesmo que não tenha tempo, reforço, de 1 a 10 como anda a sua vida em relação ao amor, família, finanças, lazer, profissional.
Este simples momento de reflexão lhe dirá mais da sua vida e lhe mostrará mais do seu futuro do que as dezenas de livros, artigos, formações ou workshops que possa ter lido ou frequentado.
Como anda a sua vida?
Tome consciência da sua vida, dos seus valores, das suas relações, dos seus desejos, dos seus objectivos e permita-se avaliar “Como anda a sua vida?”.
Está satisfeito com o que vê? Precisa de mudar algo? Não sabe como?
A Consciencialização Dá-lhe Pistas e Soluções de Mudança
Incrivelmente, quando tomamos consciência da nossa vida, tudo torna-se mais simples. O escuro torna-se claro, a tempestade premia-nos com o belo azul, o vento acalma e a brisa sente-se na nossa pele como um chamamento para a mudança, para a melhoria. Um convite a Ser Maior.
Reflectirmos sobre as grandes dimensões da vida permite-nos tomar consciência da nossa vida. Esta consciência dá-nos pistas revelando-nos onde precisamos de melhorar.
Por exemplo, como se sente em relação ao amor numa escala de 1 a 10? Se a sua resposta não for a que deseja, acabou de tomar consciência de que deseja mais para a sua vida nas questões do amor. Provavelmente necessita de clarificar primeiro o que é para si o amor e quais as dimensões do amor o fazem sentir realizado e feliz.
Clarificado? Impressionante, o seu Interior tem as respostas para todas as sua duvidas… E também as soluções… Acredite…
Tome consciência,