Temos vindo a disponibilizar diversas dicas e recomendações sobre como investir por aqui no Produtos Bancários e muitos leitores deverão neste momento estar a pensar se, apesar de toda a instabilidade e incerteza económica, é este o momento ideal para investir.
Definitivamente, no que toca a investir, não existe momento oportuno para o fazer, existe sim decisões de investimento adequadas à realidade que pretendem ser o mais eficientes possíveis. O conceito defendido nos investimentos é, e será sempre o conceito de diversificação com vista ao equilíbrio do risco da carteira.
Os Juros Compostos Fazem a Diferença. Sempre!
Todavia, se ainda existe pessoas a pensar se deverão ou não começar a investir e se deverão ou não iniciar suas jornadas pelo mundo dos investimentos, vou deixar aqui um exemplo que está presente nos mais diversos sites sobre investimentos, mas que a grande maioria das pessoas simplesmente ignora o poder do mesmo.
De uma forma básica, todos procuramos rentabilidade nos nossos investimentos, rentabilidade essa que nos é devolvida por uma percentagem que comummente é conhecida por juros, simplificando. Estamos a falar de um conceito que é conhecido como a força mais poderosa do universo, ou seja, os juros compostos, também conhecido por juros sobre juros ou capitalização de juros.
Se ainda não entende o porquê que este é o segredo do investidor de sucesso saiba desde já que é esta a fórmula mais utilizada por todo o investidor que deseja alcançar a independência financeira na sua vida. Na verdade eles só se preocupam em criar uma carteira de investimento capaz de aproveitar ao máximo o conceito do juro composto ao menor risco possível.
Investir – Efeito dos Juros Compostos
A fórmula é simples e provavelmente a única fórmula matemática que terá de saber se desejar investir correctamente. Tudo se resume ao montante de dinheiro que possui para investir, ao retorno que irá obter e o tempo que possui para o receber. Objectivamente:
M=C*(1-i)^n
- M = Montante;
- C = Capital;
- i = Taxa de Juro;
- n = Tempo.
Imagine que investe hoje 1 000 euros e que irá usufruir do poder dos juros compostos. Façamos um simples exemplo de uma única aplicação de 1000 euros por 480 meses, à taxa de juro liquida de 4%.
Como pode verificar o investimento considerando os juros compostos evolui quase que exponencial, duplicando um investimento com juros simples, ou sem capitalização de juros. Muitos clientes bancários defendem o recebimento dos juros das suas aplicações na conta corrente sempre que um determinado investimento termina. Eles simplesmente ignoram o poder dos juros compostos.
Reinvista os Juros Ganhos
Agora imagine que consegue investir 1000 euros e a cada mês durante 480 meses consegue reforçar o seu investimento com mais 100 euros. Façamos este simples exemplo mantendo os restantes indicadores.
Como pode verificar uma simples entrega de 100 euros por mês durante 480 meses, isto é 40 anos, resultariam em mais de 100 000 euros a uma taxa liquida de 4%.
O Desejado Milhão de Euros
Matemáticamente é possivel atingir um milhão de euros sem necessitar de grandes poupanças. Basta um pouco de sentido nos investimento e muita disciplina. Se por ventura é um investidor com escolhas fundamentadas então sabe que investindo em acções, fundos de investimento ou outros produtos financeiros de risco é possivel uma rentabilidade média anual na ordem dos 7% liquidos.
É certo que não é um valor garantido, mas é possivel, um investimento diversificado ao longo de 40 anos devolver uma rentabilidade média de 7% ao ano. No entanto, aproximadamente 380 euros mês garantem 1 milhão de euros em 40 anos. Já imaginou…
Ganhar Dinheiro Dá Muito Trabalho
Ganhar dinheiro é uma tarefa que dá muito trabalho e envolve esforço. Quem tem dinheiro não é (por norma) uma questão de sorte. Por outras palavras, a sorte da muito trabalho. Se quer acumular algum dinheiro terá de cortar custos. De poupar. de negociar. E de voltar a fazer tudo isto vezes e vezes sem conta. Mas é possível. E as regras básicas são simples de seguir. Precisamos é de disciplina…