Apesar de com o novo ano esperamos boas notícias, o certo é que nem todas o são, nomeadamente a de que os preços continuam a subir. E de que esta subida vai certamente afetar o seu orçamento familiar. Assim, tem mesmo de encontrar estratégias para o manter equilibrado.
Ano novo, preços novos
Com o fim do IVA zero nos produtos alimentares, já era esperado que a conta do supermercado subisse. Mas, segundo a Deco, a subida dos preços, nestes primeiros dias do ano, até foi, em alguns produtos, superior à reposição do IVA de 6%. O que certamente já notou se fez compras nestes últimos dias.
Mas a subida de preços em 2024 não se vai ficar por aí. Conte com o aumento da eletricidade, telecomunicações e transportes. Então se os preços continuam a subir, o que pode fazer para reequilibrar o seu orçamento?
Antes de ir às compras faça a lista do que precisa
Evitar desperdícios é uma boa maneira de poupar e ao mesmo tempo equilibrar o seu orçamento.
Planeie as suas refeições semanalmente e faça uma lista do que necessita para as confecionar. Veja o que tem em casa e faça a lista do que precisa comprar. Depois compre só a quantidade que precisa. Lembre-se que desperdiçar é gastar mais do que devia. E como muitas vezes sobram comida, faça uma refeição de sobras. Ou aproveite-as, como as nossas avós faziam, para confecionar outros pratos.
Compre apenas o que tem na lista.
Dizem os especialista que ir ao supermercado com fome é uma má decisão, já que está mais propenso a comprar o que não precisa. Por isso não vá às compras nessa altura. E claro, a menos que haja uma boa promoção de produtos que usa habitualmente, não fuja da lista.
No supermercado compare preços e opte por marcas próprias
Com os preços a subir o melhor mesmo é comparar preços entre supermercados, opte por marcas próprias e use e abuse de promoções. É uma boa maneira de poupar dinheiro.
Não faça compras por impulso
Comprar por impulso significa geralmente comprar o que não precisa assim tanto. E com isso está a comprometer o equilíbrio do seu orçamento mensal. Siga a regra das 72 horas e mantenha o controlo sobre o seu dinheiro.
Compre e venda em sites de produtos em segunda mão
Antes de comprar na loja veja se nos sites de produtos em segunda mão não consegue comprar em estado novo a um preço mais acessível. E se tem roupa que já não usa ou outras coisas que só estão a ocupar espaço venda-as também nesses sites. Não só destralha a casa como obtém um rendimento extra.
Reveja contratos com prestadores de serviços
Se o seu contrato com o operador de telecomunicações está a acabar, chegou a hora de o negociar. Ou mudar de operador. O seu orçamento agradece.
Reveja os seus seguros
Aqui também pode ter grandes poupanças. Peça propostas a outras seguradoras dos seguros que tem, mantendo as coberturas atuais claro. Com a mudança de seguradora, por exemplo no seguro de vida pode chegar a poupar até 60%.
Amortize, renegoceie ou consolide crédito.
Todas estas opções são válidas para reduzir os seus encargos financeiros e manter o seu orçamento equilibrado.
Fale connosco
Fale com a Reorganiza, temos um equipa de especialistas financeiros prontos a ajudá-lo a poupar dinheiro e equilibrar o seu orçamento. Lembre-se connosco as suas finanças estão em boas mãos.