Skip to main content
search

Todas as pequenas empresas conhecem a importância de possuir um bom parceiro de negócios a nível financeiro. Muitas possuem um investidor com liquidez suficiente para impulsionar o negócio nos momentos estratégicos, outras encontram tal parceiro nas instituições financeiras, nomeadamente, os bancos.

Independentemente do parceiro a verdade é que ambos necessitam de confiar no empreendedor e tal confiança é adquirida através do conhecimento profundo do modelo de negócios, nomeadamente, dos objectivos, das metas, do potencial de resultados e de toda a estrutura que suporta o seu sucesso.

Os bancos são geridos por pessoas e tal como todas as outras pessoas gostam de saber com quem fazem negócio, os bancos adoram visualizar quem está por detrás das empresas. Quem são os empreendedores, qual a sua motivação e dedicação, qual o seu conhecimento, como reagiram no passado e como encontram forças para ultrapassar os obstáculos.

Por incrível que pareça, nos dias de hoje estas características qualitativas do empreendedor ou da equipa de gestão da empresas são tão importantes quanto as características quantitativas, como aspectos contabilísticos diversos. Assim sendo, ficam aqui as nossas dicas para construir um boa relação com o seu banco.

Tenha Presença

Efetivamente a internet trouxe inúmeras vantagens para a generalidade das pessoas, principalmente para os empresários que possuem um vida profissional muito ativa e pouco tempo para se deslocarem aos bancos.

No entanto, a internet desviou o empresário do espaço físico bancário sendo este reconhecido apenas através de um número de conta. A não associação do empresário ao seu número de conta leva a que a sua empresa seja para o banco mais uma conta corrente que pode até apresentar bons números mas nunca terá o impacto pessoal das relações bancárias.

Não permita que a sua empresa seja mais uma conta num qualquer banco, visite com alguma regularidade o seu banco e permita que a sua empresa seja conhecida não por um simples numero de conta mas por uma empresa ativa, dinâmica e com visão de futuro.

Crie boas relações com os diversos representantes do banco para que estes acreditem no seu modelo de negócio. Estes representantes defenderão a sua empresa e irão transmitir informações benéficas para a sua empresa aos seus superiores.

Tenham sempre presente que quem defende a sua empresa nos bancos não são os seus números mas a relação física e de confiança que criou com o seu gestor de conta, com o gerente, com o responsável pelo crédito.

Os números serão apenas uma parte de todo o processo. São importantes, mas por si só, não são suficientes.

Partilhe o Passado, o Presente e a sua Visão de Futuro

Os bancos adoram estar informados sobre tudo o que os rodeia, principalmente se essa informação possuir impacto direto ou indireto na gestão dos seus clientes.

Esta necessidade de informação pode ser adquirida pelas mais diversas formas, como por exemplo, conversando com os clientes, com os clientes dos clientes, com os fornecedores dos clientes, ou ainda nos mais diversos serviços de informação existentes.

Assim sendo, é muito melhor que o seu banco saiba de toda a informação da sua empresa através de você. Você deve partilhar toda a informação que permite situar a sua empresa no mercado, bem como, o seu desejo de se deslocar do ponto onde se situa para um ponto superior de maiores resultados e com maior crescimento para a sua empresa.

Partilhar a sua visão de futuro com o seu banco é permitir que o banco se sinta responsável e fiel contributor da sua estratégia de negócio. Mas tenha atenção, nem toda a informação deve ser partilhada. Nem mesmo com os bancos.

Partilhe os Objetivos da sua Empresa

Todo o empresário possui objectivos para a sua empresa, como por exemplo, aumentar o volume de vendas, ganhar quota de mercado, inovar tecnologicamente, formar os recursos humanos, evoluir o serviço ao cliente. Todos estes objectivos podem ser partilhados com o seu banco para que este saiba o que pretende para a sua empresa e como deseja que ela evolua.

O seu banco pode ser um bom parceiro na concretização dos seus objectivos, permitindo o acesso ao crédito, quer seja através de apoio tesouraria ou financiamento à atividade, dotando a sua empresa de novos mecanismos de pagamentos e cobranças, como por exemplo, serviço de gestão de cobranças, modernizando a sua rede comercial com aceitação de diversos meios de pagamento dos seu clientes, como por exemplo, aceitação de pagamentos por cartão de crédito e débito ou pagamento a prestações, entre outros.

Se o seu banco possuir estes e outros serviços para o apoiar na concretização dos seus objectivos, ele estará a recolher benefícios de tais serviços e ainda a participar no seu modelo de negócio, como banco de apoio e como banco principal.

Crie um Histórico Bancário

O histórico bancário pode ser criado à distância através da movimentação da conta corrente ou conta à ordem, cumprimento de todas as responsabilidades bancárias, entre outros, no entanto, um histórico bancário aliado a um presença física, a uma partilhada visão temporal da sua empresas, dos seus objectivos, é um elemento poderoso e que joga a favor da sua empresa em momentos difíceis, como os que estamos atravessar.

O histórico bancário positivo representa confiança e o negocio dos bancos baseia-se na confiança e na garantia. Nada mais, e o resto é mera filosofia.

Se o banco confia no empresário, na sua capacidade, na sua honestidade, na sua integridade, na sua solidez, então o caminho está aberto para uma relação duradoura de parceria.

telefone
calculadora