O auto-conhecimento é a chave para a felicidade, é a base da inteligência emocional, o método de conhecer-se alcançando assim uma percepção mais consciente de si mesmo.
A nossa sociedade atual cada vez mais nos influência a sabermos tudo sobre a vida dos outros (o que gostam, o que fazem, o que têm, etc.), e quando somos confrontados com a pergunta “Quem és tu?” temos alguma dificuldade em nos definirmos.
A verdade é que na maioria das vezes nós definimo-nos através dos papéis que desempenhamos na sociedade, como por exemplo, (eu sou mãe/ pai, sou engenheiro, sou médica, etc.), ou outras vezes tentamos descrever-mo-nos através dos nossos gostos (ex. gosto disto e daquilo, etc.), e quando respondemos assim só demonstra que temos pouco auto-conhecimento, afinal não nos conhecemos assim tão bem.
De facto nós somos muito mais do que os nossos papéis ou os nossos gostos e para descobrirmos quem somos verdadeiramente exige de nós um grande esforço pelo o auto-conhecimento, é necessário fazermos um “mergulho” ao nosso ser mais profundo.
Deixo aqui algumas perguntas poderosas para desenvolver o seu auto-conhecimento.
Perguntas Poderosa para o Auto-Conhecimento
- Quais são os meus valores?
- Qual é a minha missão, qual o sentido da minha vida?
- Quais são as minhas crenças, em quê que acredito?
- Quais são as minhas qualidades?
- Quais são as minhas capacidades?
- Quais são os meus defeitos?
- Quais são os meus medos, as minhas limitações?
- Quais são os meus comportamentos?
- Quais são as minhas ações?,
Convido-o a fazer este exercício de auto-conhecimento para conhecer melhor o seu verdadeiro EU, sugiro que o faça sozinho, num ambiente de silêncio e se quiser também o pode fazer em frente a um espelho.
Fale consigo, dedique tempo a si mesmo, é muito importante para o seu equilíbrio e bem estar.