As companhias de seguros não costumam ser consideradas quando falamos de aplicações financeiras, sendo tradicionalmente preferidos os bancos. Neste artigo dizemos-lhe porque pode (e deve) confiar a gestão do seu dinheiro a uma seguradora.
Sabe qual o principal negócio de uma seguradora?
A pergunta pode ter uma resposta bastante básica, e provavelmente errada. Se é verdade que as companhias de seguros protegem um terceiro das consequências de um sinistro, limitando assim os riscos, o mesmo não significa que este seja o seu principal negócio. Na prática, o prémio do seguro é uma estimativa das consequências de um sinistro (avaliadas em termos financeiros e probabilidade de ocorrência). Esse prémio é depois investido enquanto os sinistros não ocorrem.
Daqui percebemos que o investimento financeiro dos prémios é a principal ocupação de uma companhia de seguros. O dinheiro é-lhes confiado durante um determinado período, no qual não acontece o sinistro. Logo, a gestão de ativos é uma das grandes valias e competências da companhia de seguros, podendo estas competências ser colocadas ao serviço das famílias e das suas poupanças.
Bancos há muitos e vários
Do outro lado, temos uma panóplia de bancos e de instituições financeiros. Uns são mais voltados para a concessão de crédito. Outros preocupam-se mais com os investimentos. Uns ganham dinheiro com comissões. Os outros talvez não ganhem assim tanto dinheiro. A grande mensagem que queremos passar é que pode fazer sentido procurar instituições especializadas, em detrimento de instituições com uma oferta mais generalistas. Tal não significa que não façam um bom serviço, mas diz-nos a experiência (e a ausência de conflitos de interesses) que a especialização tem as suas vantagens.
Um pequeno problema com a concessão de crédito
Um alerta que não podemos deixar de passar relativamente aos bancos prende-se com uma das características do seu negócio em específico. A generalidade dos bancos concede crédito e o crédito tem associado um risco de incumprimento. Dependendo da avaliação de riscos e a sua apetência a assumir estes mesmos riscos, pode existir um risco para o depositante. Aliás, bastará ver o que aconteceu em Portugal e no mundo no auge da crise financeira, onde a banca atravessou um período bastante conturbado, inclusivamente com a nacionalização de alguns bancos.
Quais as vantagens das companhias de seguros na gestão do seu dinheiro?
As companhias de seguros podem ter produtos e serviços com vantagens para os seus clientes no que toca a gestão das suas poupanças. Podemos destacar algumas:
- Gestão profissional;
- Solidez das companhias de seguros, devendo-se mesmo assim acautelar uma correta análise da credibilidade da seguradora;
- Disponibilização de aplicações com benefícios fiscais, como sendo os seguros de capitalização (tipicamente de capital e taxa de juro garantida) e os seguros unit linked (tipicamente sem garantia de capital e de retorno).
As soluções de poupança disponibilizadas pelas companhias de seguros e muitas vezes comercializadas pelos bancos podem ser interessantes na diversificação da sua carteira de investimentos. Conheça as soluções que comercializamos e tire as suas dúvidas. Depois… bem, aproveite e ganhe dinheiro com benefícios fiscais.