Poupar, poupar, poupar – este é o verbo conjugado por todos os portugueses diariamente – como poupar água, luz, gás… E nos últimos anos, poupar ganhou uma nova dimensão. Para além da óbvia preocupação com a poupança de dinheiro e alternativas low cost para esticar o orçamento familiar, há cada vez mais casas a preocuparem-se com a poupança do ponto de vista ambiental.
Confira abaixo 5 dicas verdes para poupar no dia a dia em sua casa. Gestos simples com consequências importantes no seu planeamento mensal e no ambiente.
1. Utilize os seus eletrodomésticos da forma correta
Tem um eletrodoméstico novo – leu o manual de instruções antes de o utilizar? É verdade que não é a leitura mais estimulante, mas conhecer os ciclos da sua máquina de lavar roupa, ou identificar qual o programa mais económico para lavar a loiça do jantar rapidamente dá imenso jeito para como poupar água eficazmente no dia a dia – e energia também! Não se esqueça que é importante usar estes aparelhos com carga completa, já que duas meias cargas somadas gastam mais energia do que uma lavagem com carga completa.
2. Aproveite a água do duche
Por falar em poupar água, tomar banho ou duches é uma das atividades diárias onde o consumo água de água é maior. Já se sabe que deve preferir sempre um duche rápido a um banho de imersão, mas mesmo nestes casos é possível reduzir o desperdício de água. Uma forma de minimizar o impacto ambiental desta rotina diária é aproveitando a água do duche para outras tarefas domésticas. Aquela água que deixa correr antes de conseguir a temperatura ideal é perfeita para regar as plantas, o jardim, lavar o carro ou o chão. O mesmo se aplica à água da chuva – se conseguir armazená-la para estes fins está a rentabilizar o uso de água e apresentar consumos mais moderados na fatura mensal.
3. Mantenha os eletrodomésticos sempre no máximo da limpeza
Outra dica para reduzir o consumo de energia e água em casa é manter os equipamentos sempre impecavelmente limpos. Falando dos aparelhos que mais energia consomem, é bom lembrar a importância de manter os radiadores livres de pó para melhorar o seu desempenho. No inverno, complemente esta limpeza com um truque infalível para espalhar o calor pela casa: colocar folha de alumínio entre o radiador e a parede vai fazer com que o calor reflita e se propague pela divisão onde está instalado.
4. Saiba o que tem no frigorífico
Tal como fazer listas de compras antes de ir ao supermercado, para não trazer mais do que realmente precisa, outra dica de poupança importante é ter sempre noção do que é que existe no congelador, no frigorífico e na despensa e jogar com os recursos disponíveis. Na hora de preparar as refeições, a criatividade é um ingrediente que combina muito bem com todos os pratos. Aproveite alimentos que estão quase a passar do prazo e crie novos pratos com o jantar do dia anterior. Quanto mais organizado estiver o seu menu semanal, mais dinheiro vai poupar mensalmente.
5. Acabe com o stand-by e off-mode
Quando desligar os equipamentos e aparelhos eletrónicos lá de casa, desligue-os completamente e evite deixá-los em modo stand-by ou off-mode. Isso impede que consumam energia desnecessariamente. A solução é desligá-los da tomada diretamente ou então comprar tomadas de ficha tripla com botão on e off.
E já está. 5 dicas de poupança que podem fazer toda a diferença no seu orçamento familiar. Pode ser difícil poupar dinheiro mas é certamente uma tarefa que compensa, pois podemos depois acumular algum património para satisfazer algum deseje ou realizar algum sonho.
Nota: Artigo escrito por Joana Teixeira