Temos vindo a escrever que em Finanças Pessoais o segredo está em gastar menos do que se ganha e na verdade estamos completamente corretos quando afirmamos que é o caminho a tomar. Todavia, todos sabemos que gastar menos tem limites e sempre que estipulamos uma estratégia para poupar dinheiro encontramos uma barreira quando essa estratégia é alcançada.
Nestes termos, é certo que no final da sua jornada para organizar as suas Finanças Pessoais e poupar dinheiro irá sentir cada vez mais dificuldades em conseguir poupar nas diversas categorias. É como se não existisse mais onde poupar dinheiro (a célebre ideias de que não dá mais para apertar o cinto). Contudo, e o que a maioria dos especialistas em Finanças Pessoais não aborda e que tem toda a importância, é o porquê de ganhar mais dinheiro.
As dicas típicas dos consultores financeiros
A generalidade dos consultores financeiros diz que devemos poupar pelo menos 10% dos nossos rendimentos, cuidado com o consumo, poupar na água, poupar na eletricidade, poupar no gás, poupar no supermercado, acabar com os créditos, não utilizar os cartões de crédito, deixar o cão morrer à fome ou dar o peixinho dourado de comer ao gato. Infelizmente, falam pouco da importância de ganhar mais dinheiro todos os meses…
Em termos emocionais, é normal ter uma grande satisfação quando consegue poupar mais dinheiro. Vemos o fruto dessa poupança e desse esforço todos os meses. No entanto, ficamos mais satisfeitos quando conseguimos ganhar mais dinheiro. E o melhor é que, existindo limites a poupar dinheiro, não existem limites a ganhar mais dinheiro.
Precisa de Ganhar Mais Dinheiro
O foco das nossas vidas não é, nem deve ser, o dinheiro. O dinheiro é um instrumento e não o fim em si mesmo. A generalidade das pessoas vive sem excesso, acorda de manhã para ir trabalhar, receber o dinheiro ao final do mês e despachar as contas quando tem dinheiro disponível. Viver deste modo garante-lhe que uma continuidade das suas finanças mas não concretiza os seus sonhos. Fica preso na famoso corrida dos ratos, até que um gato (um imprevisto) acaba com tudo.
Sejamos honestos. Para sermos financeiramente independentes temos que ganhar mais dinheiro e ultrapassar as expectativas neste domínio. Temos que agarrar todas as oportunidades e não podemos nos acostumar ao que nos oferecem.
Porquê há-de de aceitar o seu trabalho como se ele fosse o único em toda a sua vida?
Há pouco tempo atrás assisti a um vídeo no You Tube relativo a uma entrevista a um professor universitário no Japão e uma das questões colocada foi “Se o professor se sentia confortável com o vencimento que auferia”. A resposta foi que sim. O entrevistador perguntou e “Se não se sentisse confortável com o vencimento que aufere o que faria?”.
Curiosamente a resposta não foi, reivindicar ou criar manifestações de descontentamento mas sim, procuraria por um segundo emprego em part-time. Sem esta mentalidade não é possível atingir uma vida financeira estável e, desde desse dia, que acredito que temos de procurar desenvolver as nossas capacidades e procurar diversificar as nossas fontes de rendimento.
É tudo uma questão de vontade
É certo que ter um segundo emprego é muito cansativo. Podemos mesmo não ter tempo para tal, embora no final do mês ter uma segunda fonte de rendimento vai fazer toda a diferença. Na pratica:
- Sobra mais dinheiro todos os meses, dinheiro que pode aplicar em produtos de poupança e de investimento;
- Tem menos tempo para gastar;
- Aumenta o bem-estar da sua família.
O segredo – Saber o que quer para o Futuro
Não faz sentido desejar exercer uma determina profissão ou tarefa quando não estamos enquadrados nem temos paixão suficiente para o fazer. Todos planeamos o futuro com base no que pretendemos ser, mas nem todos podemos ser, gestores, médicos, economistas, jornalistas ou até mesmo empresários. Todavia, podemos ser algo que ainda não descobrimos.
A existência de uma ideia de futuro enriquece a nossa capacidade e ela está presente em todos nós, em muitos casos, não é que pensamos ou o que desejamos. É importante procurar por uma oportunidade para ganhar mais dinheiro e ultrapassar as dificuldades potenciais de viver limitado pelo salário.
Ganhar mais dinheiro permite gerir melhor a vida
Pense comigo, existem pequenas tarefas na vida que podem ser eliminadas para conseguir poupar mais uns euros ao fim do mês. Mas, essas tarefas podem ser fundamentais na manutenção da sua vida emocional permitindo que tal satisfação emocional o oriente para novas oportunidades.
Sei que adora manter o seu programa de fim de semana que realiza com a sua família e devido à necessidade de poupança terá de eliminar tal programa. Todavia, se procurar ganhar mais dinheiro poderá manter a sua vida atual e ainda assim gerir as suas finanças pessoais positivamente.
Assim sendo, fica aqui o desafio de procurar as oportunidades para ganhar mais dinheiro e nos próximos tempos irei publicar artigos sobre como ganhar dinheiro.
Depois Tem de Aplicar as Suas Poupanças
Depois de ganhar mais dinheiro, depois de cortar custos, tem de decidir o que fazer ao dinheiro que conseguiu poupar. Tudo começa por constituir uma conta poupança… depois começamos a querer saber mais sobre investimentos. Atenção… nos dias que correm, os produtos com pouco risco não vão dar muito retorno porque a taxa média Euribor está muito baixa.
Reorganiza, As Suas Finanças Em Boas Mãos