Quando falamos sobre zona de conforto temos uma tendência natural para desvalorizar o tema. Esta tendência natural é uma reacção da nossa mente ao potencial de mudança que reflectir sobre zona de conforto pode provocar nas nossas vidas.
Todos os dias fazemos praticamente as mesmas coisas, acordamos, tomamos pequeno almoço, vamos para o trabalho, aplicamos a nossa aprendizagem e conhecimento a realizar praticamente as mesmas tarefas de sempre, voltamos do trabalho, relaxamos e vamos dormir.
Esta é praticamente a realidade da grande maioria das pessoas e será a realidade de um número considerável de pessoas no futuro.
Este conforto, que definimos por zona de conforto do Ser Humano, independentemente do que se faz, pode levar a redução significativa da auto-estima e auto-confiança e, em muitos casos, pode até mesmo levar à depressão.
Saber que o simples facto de acreditarmos que viver de forma estável pode ser a forma mais correcta e confortável para as nossas vidas poderá nos levar a resultados pouco positivos e até negativos.
Mas vamos primeiro entender e rever o que é zona de conforto.
Zona de Conforto
Entende-se por zona de conforto o hábito ou o comportamento padrão do individuo. Basicamente é o que estamos habituados a fazer, pensar ou sentir. Resume todas as experiências positivas e negativos, emoções conhecidas e comportamentos.
Quando não estamos totalmente satisfeitos e sentimos uma energia incrível para procurar novas emoções, aventuras, objectivos e metas, torna-se crucial sair da nossa zona de conforto e explorar o desconhecido aprendendo com ele e crescendo.
Este avançar no desconhecido terá certamente aspectos positivos e negativos. Novas emoções, novas experiências. Desconhecemos totalmente como vamos reagir, mas sabemos, antes mesmo de avançar que estaremos melhor, com mais conhecimento com uma maior zona de conforto.
Esta aventura deseja mudança, novos comportamentos, novos hábitos. É habitual que o Ser Humano, por natureza avesso à mudança, não deseja aumentar a sua zona de conforto. Ele acomoda-se e deixa-se estar pelo conhecido, pelo o que controla, pelo sentido de posse.
Quem não está disposto a mudar e crescer nunca conhecerá a verdadeira felicidade.
Sobre este assunto temos um artigo que recomendamos leitura: Excelência e Superação está ao Seu Alcance.
A zona de conforto leva pessoas felizes a serem infelizes.
Maycon Tienga
Atreva-se a Sonhar
Por vezes adiamos e desistimos de sonhos, porque acreditamos que no futuro teremos mais tempo ou porque achamos que o nosso tempo já passou.
Nunca é tarde para Ser Feliz. A Felicidade é uma conquista presente, do agora. Eu exijo-me Ser Feliz agora e ponto final.
Este vídeo o poderá ajudar e até despertar os primeiros passos para a verdadeira felicidade, bem como a compreender toda a dinâmica da zona de conforto e a dar os primeiro passos para a sua melhor versão.
Seja Maior,