Todos os compromissos são para serem cumpridos e honrados. Assim, antes de contratarmos um crédito, deveremos tomar todas as cautelas de modo a garantir que conseguimos cumprir com as nossas responsabilidades.
O Primeiro Passo é Ler o Contrato!
Sendo uma cautela básica, muitas pessoas assinam contratos sem os lerem. Outras, apesar de lerem, assinam os contratos sem perceber todas as implicações e cláusulas. Todos os contratos são para ser lidos e arquivados para consulta futura.
Preciso Mesmo Deste Crédito?
Antes de pensar se conseguimos cumprir com o crédito e procurar as alternativas mais interessantes, deveremos perguntar-nos se precisamos mesmo de comprar o produto. Por vezes acabamos por comprar produtos que não precisamos, pelo que temos de fazer uma cuidada análise.
Consigo Pagar a Prestação?
Tendo a certeza de que precisa de determinado produto e de que não tem a possibilidade de o pagar a pronto pagamento, deverá analisar o seu orçamento e ver qual o espaço que tem para poder acomodar a despesa. Esta análise será muito importante para determinar algumas variáveis do crédito, como sendo o prazo e a taxa máxima que podemos suportar.
Quais as Alternativas ao Crédito?
Nunca deverá aceitar a primeira proposta que lhe fazem. A sugestão passa sempre por consultar várias instituições financeiras e comparar preços. Adicionalmente, é sempre possível negociar para reduzir o valor das taxas cobradas. O não está sempre garantido, pelo que não perde nada em tentar.
Posso Ter Ajuda Com o Pedido de Crédito?
Muitas vezes é necessário o recurso a especialistas que nos possam ajudar a ter acesso ao crédito. Existem pessoas que dedicam a sua vida a encontrar as melhores soluções de crédito para os seus clientes, sendo que o valor cobrado é muitas vezes dependente do sucesso da operação. Nunca aceite pagar a consultores um valor para a análise do seu processo. Evitará assim burlas e más experiências.