Numa altura que tem feito tudo o que pode para que o seu dinheiro chegue até ao final do mês, saiba que há coisas onde não deve mesmo gastar o seu dinheiro.
Sem notar acaba por gastar dinheiro em algumas coisas que considera importantes, mas que na realidade são apenas uma forma de gastar mais dinheiro.
Neste artigo fazemos uma lista das 12 coisas onde não deve mesmo gastar o seu dinheiro.
1 Apps de jogos
Gasta dinheiro em apps de jogos para si ou para os seus filhos? Por favor, não gaste. Se existem inúmeros jogos gratuitos que pode instalar porque vai pagar por outros? Mesmo que sejam os tais jogos da moda que os amigos dos seus filhos tanto falam. Não ceda. Pagar por jogos é uma coisa não deve mesmo gastar o seu dinheiro.
2 Passes anuais para entrada em locais de entretenimento
Existem passes anuais de entrada em locais onde até pode ir várias vezes com os seus filhos, mas será que vai assim tantas vezes que compensa o valor que paga pelo passe anual? Faça contas. Veja a quantas entradas individuais corresponde o passe anual e veja se lhe compensa pagar o valor anual.
E na altura em que deixar de valer a pena, não se esqueça de cancelar o débito direto
3 Água engarrafada ou com sabores
Já fez as contas de quanto gasta por ano em água engarrafada, purificada ou com sabores? Compensa gastar esse valor? A água da torneira é de boa qualidade e permite gastar menos. Assim, esse é mais uma das coisas nas quais não deve mesmo gastar dinheiro.
4 Utensílios de cozinha da marca da moda
O marketing das marcas é muito poderoso e nestes produtos é geralmente bem-sucedido. Mas estes utensílios não têm nada de diferente em relação aos restantes. Uma colher de pau é sempre uma colher de pau. Um suporte de facas mais caro por ser de marca X é melhor do que um sem marca? Seguramente que não. Assim, utensílios de cozinha de marca é mais uma das coisas não deve mesmo gastar dinheiro.
5 Café da moda (fancy coffee)
Mais um dos casos em que o marketing tem um papel preponderante. Comprar café de marca da moda, estrangeira por exemplo, é seguramente muito mais caro do que comprar café de marca tradicional nacional. E a sua qualidade é muito melhor? Apostamos que não. Por isso café de marca da moda é mais uma das coisas não deve mesmo gastar dinheiro.
6 Pechinchas em saldos
Se gosta da época dos saldos porque poupa dinheiro, tenha em atenção que pode não ser assim. Se vai comprar em saldos um produto que precisa e esperou pelos saldos para comprar, então sim está a poupar dinheiro.
Mas quantas vezes, não é assim? Os saldos são uma tentação e por vezes por parecerem uma verdadeira pechincha compra coisas que não precisa. Assim, comprar por comprar em saldos é mais uma das coisas onde não deve gastar dinheiro.
7 Compras por impulso
Outra coisa onde não deve gastar o seu dinheiro é nas compras por impulso. Se estiver a passar os olhos em lojas online e vir algo que gosta, certamente pensa em comprar. Mesmo que não precisa agora talvez precise no futuro. Mas precisa mesmo? Provavelmente o que acabou de comprar acaba no fundo de um armário. Assim, antes de comprar aplique a regra das 72 horas.
8 Compras por imitação
Aqui está em causa o que quer transparecer para os outros. E numa sociedade de valorização da imagem e algo a que provavelmente cede. Mas tem de comprar aquele telemóvel que acabou de sair só porque o seu amigo tem? Ou tem de mudar de carro porque ele também o fez? Ou ir férias para aquele hotel de luxo porque ele também foi? Não o faça. Não tem de o imitar. Cada um deve viver a vida sem se preocupar em imitar o estilo de vida do demais.
Como dizia a minha avó “se ele se atirar do penhasco, também te vais atirar?” Seguramente que não, então não compre por imitação, até porque se pode ter de endividar para o fazer.
9 Roupa de marca para crianças
Se tem crianças não lhes compre roupa de marca já que lhes deixam de lhes servir num instante. E se a estragarem? Ficará com muito mais pena do que se for uma roupa normal. Assim, roupa de marca para crianças é mais uma das coisas onde não deve gastar o seu dinheiro.
10 Jogos de sorte
Aqui sabemos que não é consensual até porque muitos jogam no Euromilhões ou num outro jogo de sorte. Mas faça as contas de quanto gasta em jogo durante um ano e quanto ganha. Feitas as contas se calhar é mais uma das coisas onde não deve gastar dinheiro.
11 Juros do cartão de crédito
Este é um gastos tem mesmo de evitar. Não ter o pagamento a 100% do saldo do cartão de crédito é estar a pagar juros muito altos sobre o montante que deixar para pagar no mês seguinte. O Banco de Portugal divulga trimestralmente as taxas máximas aplicar a novos cartões (aqui) mas o seu por ser mais antigo até pode ter uma taxa de juro mais alta. Veja no seu extrato a taxa que está a pagar. E lembre-se esta é mais uma das coisas onde não deve mesmo gastar dinheiro
12 comissões bancárias desnecessárias
Já viu as comissões bancárias que pode estar a pagar e que pode evitar? Vão desde a comissão de manutenção da conta, a comissões por transferências imediatas a levantamento de dinheiro por cash-advance. Mas existem mais.
Já pensou porque tem de pagar para ter o seu dinheiro no banco? Não lhe parece injusto que ao ser obrigado a ter uma conta bancária para lhe pagarem o ordenado ou a pensão tenha de pagar ao banco onde abriu a conta? Se só tem uma conta bancária converta-a para uma conta de serviços mínimo onde a comissão é muito baixa ou não existe. Se tem mais do que uma conta mude para bancos onde não lhe cobrem comissão de manutenção.
Quanto às transferências, fazer uma transferência imediata, ou seja, uma transferência na qual o dinheiro chega em poucos segundos ao destinatário paga uma comissão elevada. Evite fazer.
Ao levantar dinheiro com o cartão de crédito paga uma comissão de cash-advance. Não levante dinheiro assim. Use o carão de débito.
Comissões bancárias desnecessárias são outra das coisas onde não deve mesmo gastar dinheiro.