O inesperado faz parte do nosso dia-a-dia e muitas coisas nos acontecem sem estarmos preparados ou à espera. O trabalho não está isento destes acontecimentos inesperados por mais imprevisíveis ou improváveis que sejam. Neste artigo vamos mostrar-lhe porque é obrigatório ter um seguro de acidentes de trabalho.
Desde 1913
Por isso mesmo surgiu a obrigatoriedade do seguro de acidente de trabalho em qualquer trabalho desde 1913. Mais recentemente foram incluídos também os trabalhadores independentes.
Coima
Como punição por não ter incluído o seguro de acidente de trabalho numa empresa, pode-se pagar coima sendo esta por vezes muito elevada. A lei diz mesmo que isto se aplica a todas as entidades empregadoras.
O que são acidentes de trabalho?
É acidente de trabalho aquele que acontece no tempo e no local de trabalho e produz “direta ou indiretamente uma lesão corporal”.
Local de trabalho
É o sítio onde se trabalha ou de onde se dirige para trabalhar. Uma pessoa que tem uma lesão corporal fora do trabalho, mas esta aconteceu enquanto caminhava para o trabalho, por exemplo, tem de ser coberta pelo seguro de acidente de trabalho
Tempo de trabalho
É o tempo relativamente antes e relativamente depois do trabalho, incluindo também interrupções (como a pausa para o almoço) e o próprio tempo em que se está a trabalhar obviamente.
Quais as despesas cobertas pelo seguro de acidentes de trabalho?
Se o acidente se deu no local e tempo de trabalho, todas as despesas médicas são cobertas pelo seguro. Também estão incluídas pensões por morte ou incapacidade permanente por exemplo.
Um seguro de acidentes de trabalho é algo muito vantajoso. Tenha em mente que estes seguros não precisam de ser caros. Para ter a melhor cotação para o seu seguro compensa contactar um mediador de seguros profissional.
Reorganiza – As Suas Finanças Em Boas Mãos