O seguro multirriscos é um dos típicos casos de seguros que tendemos a contratar por obrigatoriedade. No entanto, esquecemo-nos que por um pequeno valor mensal estamos a proteger-nos de um conjunto muito extenso de riscos. Neste artigo mostramos-lhe porque deve ter cuidado ao escolher um bom seguro para a sua habitação.
Em que consiste o seguro multirriscos?
O seguro multirriscos destina-se a proteger a sua propriedade de um conjunto de riscos (que acontecem muito), bem como proteger a sua responsabilidade perante terceiras pessoas. Com um bom seguro protege-se das consequências financeiras associadas ao rompimento de canos, que não só destroem a sua propriedade como podem prejudicar os seus vizinhos. Pode proteger-se de riscos elétricos, de terramotos e de muitos outros riscos, dependendo das coberturas de contratar.
Quais as coberturas que deve contratar?
Existem múltiplas coberturas que pode contratar. Até alguns seguros já cobrem acidentes com animais domésticos ou reparação de aparelhos eletrónicos e telemóveis. No entanto, as principais coberturas são:
- Incêndio, raio ou explosão;
- Furto ou roubo, desde que participando às autoridades. Sugerimos que contrate esta cobertura com a cobertura de recheio;
- Danos por água, resultando do rebentamento de algum cano. De notar que podem existir exclusões de danos provocados por infiltrações ou humidades;
- Riscos elétricos;
- Fenómenos sísmicos, uma cobertura que é exigida pela maioria dos bancos mas que deve ser contratada mesmo não sendo obrigatória.
A importância de um bom multirriscos
Um seguro multirriscos costuma ser acionada em diversos casos, sendo dois os mais comuns:
- Inundações provocadas por chuvas e intempéries. Falamos aqui das infiltrações dos telhados, das paredes exteriores ou em marquises que entretanto fechámos;
- Problemas nas casas de banho. A grande maioria das participações de sinistros acontece nas casas de banho, facto que leva algumas companhias a cotar o seguro com base no número de casas de banho.
Porque devemos estar bem protegidos?
A segurança financeira tem muito valor mas por algum motivo preferimos poupar poucos euros a estar bem protegidos. Infelizmente, quando acontece algum sinistro acabamos por nos arrepender e, muitas vezes, temos de nos endividar ou acabar com alguma poupança. Sabia que é possível ter um bom seguro multirriscos por €15 ou €20 por mês? Imagine ter uma inundação na casa de banho que acaba por provocar inundações no vizinho de baixo. Será que este valor não é um bom investimento?
Como ter o melhor seguro multirriscos?
Para contratar o melhor seguro multirriscos precisa de saber os riscos que quer proteger. De seguida, procurar a melhor alternativa do mercado. Irá perceber que os seguros que tem no banco, não só o multirriscos mas também o seguro de vida do crédito habitação, não são os mais interessantes, quer em termos de coberturas quer no que toca ao preço. Como sabemos, a venda de produtos de seguros é uma importante fonte de rendimento dos bancos, pelo que percebemos o motivo pelos quais os seus seguros são mais caros do que outras alternativas.
Se tem dúvidas relativamente às melhores coberturas para o seu seguro multirriscos ou se procura poupar dinheiro no multirriscos, sugerimos que preencha o formulário abaixo para que um dos nossos consultores possa esclarecer as suas dúvidas. Procuraremos as melhores alternativas nas várias seguradoras com quem trabalhamos e negociamos as melhores condições para si.