No mundo das finanças e dos investimentos e em particular no mundo das finanças pessoais, independência financeira surge muitas vezes associada à capacidade financeira de uma pessoa em adquirir tudo o que necessita e deseja.
O Que Significa a Independência Financeira?
Independência financeira é assim associada à quantidade de dinheiro (capacidade financeira) que uma determinada pessoa tem ou demonstra ter.
Por outras palavras, se um pessoa, possui um trabalho, uma boa casa, um automóvel topo de gama e aparenta posses financeiras, essa pessoa é rotulada como um pessoa com capacidade financeira e consequentemente independente financeiramente.
Isto pode simplesmente ser um mito e vamos explicar o porquê e ainda demonstrar qual é na realidade o conceito de independência financeira.
Como É Vista a Independência Financeira?
Se questionarmos alguém sobre o que é independência financeira provavelmente iremos encontrar respostas muito semelhantes e, na sua maioria, muito associadas à capacidade financeira de uma pessoa.
Respostas do tipo:
- Independência Financeira é a capacidade de se ter tudo o que se deseja sem olhar ao preço/custo desses desejos;
- Independência Financeira é ter muito dinheiro para alcançar e satisfazer todas as necessidades e desejos;
- Independência Financeira é ganhar o salário de sonho, ter a casa de sonho, o carro de sonho e a vida de sonho;
- Independência Financeira é não ter preocupações com dinheiro e consumir tudo o que se deseja;
- Independência Financeira é ter muito dinheiro…
Estes conceitos e definições fazem até algum sentido, mas não são totalmente verdadeiras nem representam o que é na realidade independência financeira. Na verdade são os mitos associados ao conceito de independência financeira.
O Que é Mesmo Ser Independente
Independência financeira, no seu sentido estrito, é a capacidade de uma pessoa em parar de trabalhar e ainda assim conseguir viver sem preocupações. Basicamente, é uma pessoa saber que não precisa mais de trabalhar para ter a vida que possui.
Imagine que para viver confortavelmente e confortavelmente é viver com inteligência, consumir com inteligência, investir com inteligência, é ser financeiramente inteligente, você necessita apenas de uma quantidade X de dinheiro.
Se você conseguir gerar essa quantidade X de dinheiro sem necessitar de trabalhar então pode se considerar uma pessoa financeiramente independente.
Rendimentos Ativos e Rendimentos Passivos
Se uma pessoa tem uma boa casa, um bom carro e aparentar uma vida boa mas para isso necessitar de se levantar todos os dias para trabalhar e jamais pode pensar em ficar doente, controlar o seu tempo ou até parar de trabalhar, essa pessoa não é financeiramente independente. Criou poupanças de modo a conseguir viver sem ter de trabalhar…
Isto porque esta pessoa apenas consegue satisfazer a vida que possui se auferir rendimentos da sua força de trabalho. Estes rendimentos são considerados rendimentos activos.
Se algo acontecer e pode acontecer, como por exemplo, perder o trabalho, seu negócio correr mal ou a economia castigar os seus projetos, essa pessoa em pouco tempo irá estar quebrado, falido, insolvente.
Contrariamente, se uma pessoa tem uma vida boa, casa boa e enquadrada com a sua inteligência financeira, um carro bom e enquadrado com a sua inteligência financeira e não necessitar de se levantar para ir trabalhar, ou melhor, nem necessitar de ir trabalhar, então essa pessoa pode ser considerada financeiramente independente.
Isto porque estas pessoas conseguem manter o nível de vida que possuem sem que para isso necessitem de trabalhar. Os seus rendimentos são assim passivos e não estão dependentes da sua força de trabalho.
O Que São Pessoas Independentes?
- Têm o dinheiro a trabalhar para elas;
- Têm investimentos ou carteiras de investimentos dinâmicas e ativas que geram renda passiva para elas;
- Têm imóveis e rendas;
- Têm negócios próprios que funcionam sem a sua presença.
E você, está a caminhar para que realidade financeira?