Se vale ou não a pena vender uma casa nos dias de hoje depende da razão que o leva a vender o imóvel, e se é o imóvel onde mora habitualmente ou se é uma segunda casa. De facto, não há uma única resposta a esta pergunta, já que depende da sua situação concreta.
Se a casa em questão é a casa onde habita
Com a subida das taxas de juro, a prestação da sua casa certamente aumentou, e o seu orçamento ficou mais apertado. Assim, vender a sua casa e comprar outra mais pequena até pode ser uma situação que já equacionou. Mas será que vale a pena vender a sua casa?
O preço das casas não baixou
Apesar da subida das taxas de juro, o preço das casas não baixou até porque a oferta de casas não é muita. Assim pode até obter um valor justo pelo seu imóvel, mas consegue comprar outra mais pequena na zona onde habita e que tanto gosta? Talvez não.
Não paga mais valias pela venda da casa
É certo que de acordo com a entrada em vigor da lei da Lei 56/2023 a 7 de outubro, desde que o imóvel tenha sido a sua habitação própria e permanente nos dois últimos anos não vai pagar mais valias sobre o ganho na venda. Mas a questão mantém-se, não preferia uma solução que lhe permitisse continuar na sua casa e reduzir a sua prestação financeira? Estamos certos de que a sua resposta seria que sim.
Renegocie ou consolide créditos
Por isso reduzir a sua prestação mensal pode ser a solução que procura. Considere renegociar as condições do seu crédito habitação ou consolidar todos os seus créditos (pessoais e habitação). Vai poupar dinheiro e conseguir continuar a viver na sua casa. Fale connosco.
Se a casa em questão é uma segunda casa
Se tem uma segunda casa, vendê-la e utilizar o valor da venda para ganhar uma folga financeira e ao mesmo tempo reduzir a dívida do seu crédito habitação (ou mesmo amortizar o dos seus filhos) pode ser o que tem em mente. E até tem vantagens fiscais.
Não paga mais valias pela venda da casa ao amortizar o seu crédito habitação
De facto, com a entrada em vigor da Lei 56/2023 a 7 de outubro pelo seu artigo 50º, está isento de mais valias o ganho na venda de imóveis de segunda habitação que seja aplicado na amortização parcial ou total do seu crédito habitação, ou de um dos seus descendentes (filhos ou netos). Mas atenção tem de vender até ao final de 2024 e a amortizar o crédito habitação nos três meses seguintes.
Mas pode também arrendar
Existem de facto outras opções à venda do imóvel. Pode arrendar o imóvel e obter um rendimento mensal para aumentar o seu orçamento mensal. Sobre o valor da renda vai pagar IRS, mas este é tanto menos quento maior for o prazo do contrato de arrendamento.
Renegocie ou consolide créditos
Claro que se tem um crédito habitação sobre a sua segunda casa, então renegociar o seu crédito ou consolidá-lo com outros créditos que tenha, também é uma solução possível.
Em conclusão fale com a Reorganiza
A Reorganiza tem uma equipa de especialistas em crédito que o podem ajudar, sem qualquer custo para si, a encontrar a solução que melhor se adequa à sua situação. Connosco as suas finanças estão em boas mãos. Contacte-nos.