Hoje vamos abordar as vantagens e desvantagens do leasing. Na realidade, o leasing não passa de um simples contrato de aluguer, com a opção de compra no final por um valor residual que será antecipadamente determinado e acordado entre as partes envolvidas.
Por incrível que pareça, onde compra o bem pouco interfere na desenvolver do processo de locação financeira, arriscando-me mesmo a dizer que com excepção do preço do bem, em nada influenciam a concretização do negócio via leasing. Na verdade, é a empresa financeira, ou o banco, que em linguagem corrente, se substitui ao comprador para adquirir o bem junto do vendedor.
Tendo claro, estes itens é óbvio que vantagens e desvantagens existem para o cliente bancário, as quais iremos enumerar seguidamente.
Vantagens do Leasing
- Financiamento até 100% do bem a adquirir com todos os encargos legais incluídos;
- Rapidez na resposta e na contratação;
- Possibilidade de negociar o bem adquirir como se de uma compra a pronto se trata-se;
- Possibilidade de optar pela compra do bem ou renovar por novo no fim do contrato;
- Isenção de imposto selo na comissão de abertura e juros do leasing;
- Juros geralmente menores do que outras opções de financiamento;
- Benefícios Fiscais para empresas;
Desvantagens dos Contratos de Leasing
- Não fornece o direito de propriedade ao comprador enquanto este não liquidar na totalidade as responsabilidades do leasing;
- Comissões geralmente mais elevadas que outros tipos de financiamento caso pretenda pela liquidação total do leasing antecipadamente;
- No caso de leasing automóvel necessita de fazer seguro contra danos próprios durante todo o período contratual;
Dicas e Outras Recomendações
Actualmente o leasing é certamente uma das opções de financiamento mais solicitadas não só por empresas como igualmente por clientes particulares relativamente à compra de automóvel. O leasing é assim a opção mais rápida, simples e vantajosa para o cliente bancário, especialmente se o facto de a propriedade do bem não pertencer ao titular do leasing não causar qualquer incomodo.
No entanto, apesar da enorme facilidade em contratar um financiamento, a verdadeira poupança está na negociação do preço de aquisição do bem por parte do comprador (cliente), assim sendo, deverá consultar diversos fornecedores e negociar com eficácia.
Os mesmos fornecedores, actualmente já possuem o sistema de leasing próprio através das próprias financeiras e na generalidade das vezes oferecem melhores condições que os próprios bancos. Tendo presente esta possibilidade, deverá solicitar junto de todos os fornecedores propostas de leasing, mas deverá ter a preocupação de todas as propostas manterem as mesmas condições, para que a comparação seja possível.
Seguidamente, deverá consultar os bancos por propostas de leasing e comparar todas no que toca aos:
- Juros – indexante e spread;
- Custos com a contratação;
- Custos com o processamento;
- Custos com pagamentos antecipados,
- Custos com atrasos de pagamento;
- Custos com eventuais seguros exigíveis;
- Entre outros.
Para finalizar, a melhor dica de todas é o simples facto de, se não possuir possibilidades de adquirir o bem sem recurso ao crédito, tenha pelo menos 10 a 30% do montante necessário para entrada inicial.
O simples facto de possuir uma entrada inicial irá permitir uma poupança considerável nos juros e ainda facilitar o acesso a este tipo de financiamento. No que toca à decisão da concessão do financiamento, a existência de uma entrada inicial facilita a tomada de decisão favorável e a determinação de melhores taxas de juro e condições.
O Leasing é Melhor do que o Crédito Pessoal?
O Leasing é uma alternativa semelhante ao financiamento através de crédito pessoal. Na prática, quem pede um crédito pessoal está a comprar de imediato o seu produto. Quem pede um leasing estará a pagar uma renda, paga o IVA às prestações e só no final do contrato fica com o produto adquirido.
Se tem atualmente uma simulação da sua prestação mensal com o leasing e pretende comparar a prestação que pagaria com um crédito pessoal pode utilizar o simulador de crédito pessoal da Reorganiza e perceber qual seria a alternativa mais barata. Em alternativa, veja a alternativa do crédito automóvel.